No contexto da saúde pública, as doenças de notificação com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3079658 Enfermagem
No contexto da saúde pública, as doenças de notificação compulsória são aquelas que, por lei, devem ser informadas às autoridades de saúde para monitoramento e controle.
Dos exemplos abaixo, assinale as doenças que são obrigatórias de notificação compulsória imediata (até 24 horas) para a Secretaria Estadual de Saúde:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, descritos no anexo, podendo ser imediata ou semanal.


A) Incorreta- Acidente por animal peçonhento ( notificação imediata - até 24 horas para SMS) e Asma brônquica  (Não é doença de notificação compulsória) 

B) Incorreta- Doença de Chagas Crônica  ( notificação semanal) e Diabetes mellitus (Não é doença de notificação compulsória) 

C) Correta-  Conforme Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública: Dengue - Óbitos e Coqueluche são obrigatórias a notificação compulsória imediata (até 24 horas) para a Secretaria Estadual de Saúde.

D) Incorreta- Dengue - Casos ( notificação semanal ) e Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) - (notificação semanal)

E) Incorreta- Doença aguda pelo vírus Zika (notificação semanal)  e Esquistossomose (notificação semanal)


Gabarito: Letra C


BRASIL. Lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svsa/notificacao-compulsoria/lista-nacional-de-notificacao-compulsoria-de-doencas-agravos-e-eventos-de-saude-publica



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo