“Em agosto de 1820, irrompeu em Portugal uma revolução liber...
FAUSTO, Boris. História do Brasil. Edusp. 1994.
A Revolução do Porto de 1820 tinha aspectos contraditórios no que se refere ao Brasil e Portugal. Se, para Portugal, ela podia ser definida como liberal, condenando a monarquia absoluta e defendendo a elaboração de uma Constituição para o país, no que se referia ao Brasil, as Cortes de Lisboa adotaram medidas de caráter recolonizador que acabaram acelerando a Independência do Brasil.
Dentre as medidas recolonizadoras das Cortes de Lisboa que conduziram ao crescimento da ideia separatista, aponta-se a(o)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Revolução do Porto, ocorrida em agosto de 1820, foi um marco importante tanto para Portugal quanto para o Brasil. Inspirada nas ideias ilustradas, essa revolução teve como um de seus principais objetivos a superação de uma crise multifacetada que assolava Portugal naquele momento, englobando aspectos políticos, econômicos e militares.
Para Portugal, essa revolução representou um avanço rumo ao liberalismo, com uma forte oposição à monarquia absoluta vigente e um apelo pela criação de uma Constituição nacional. Entretanto, suas repercussões no Brasil foram bem diferentes. As Cortes de Lisboa, órgão político resultante da revolução, propuseram medidas que, ao invés de estender os princípios liberais ao Brasil, tinham um caráter recolonizador. Essas ações foram percebidas como um retrocesso e contribuíram significativamente para o crescimento do sentimento separatista que culminaria na Independência do Brasil.
Entre as medidas impostas pelas Cortes de Lisboa que impulsionaram a separação do Brasil, destacamos a anulação das medidas liberais adotadas no Brasil durante o Período Joanino. Estas, embora prejudiciais à burguesia portuguesa ao quebrarem o monopólio comercial, beneficiaram tanto os interesses ingleses, devido aos tratados comerciais estabelecidos, quanto os grandes proprietários rurais brasileiros, que encontraram um ambiente econômico mais favorável à expansão de seus negócios.
Portanto, a resposta correta é a Alternativa B: a anulação das políticas liberais que haviam sido implementadas durante o governo de D. João no Brasil. Essas políticas haviam, por um lado, danificado os interesses econômicos de Portugal ao pôr fim ao monopólio comercial, mas, por outro lado, favorecido a Inglaterra e proprietários de terras no Brasil.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo