Leishmanioseé uma doença infecciosa, porémnão contagios...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1121698 Enfermagem
Leishmanioseé uma doença infecciosa, porémnão contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos.De acordo com o exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1.
Leishmaniose tegumentar.
2.
Leishmaniose visceral.
3.
Leishmania guyanensis.
4.Leishmania amazonensis.

( )Caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo.
( )Doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea.
( )Distribuída pelas florestas primárias e secundárias da Amazônia (Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins e sudoeste do Maranhão), particularmente em áreas de igapó e de floresta tipo “várzea”.
( )
Aparentemente limitada ao norte da Bacia Amazônica (Amapá, Roraima, Amazonas e Pará) e estendendo-se pelas Guianas, e encontrada, principalmente, em florestas de terra firme áreas que não se alagam no período de chuvas.

A s
equência está correta em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - 1, 2, 4, 3.

A questão aborda o tema da Leishmaniose, uma doença infecciosa e parasitária causada por protozoários do gênero Leishmania. A compreensão dessa questão exige conhecimento sobre os tipos de Leishmaniose, suas manifestações clínicas e suas localizações geográficas.

Vamos analisar cada item relacionado na questão:

1. Leishmaniose tegumentar: Caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo. Esta descrição se refere à Leishmaniose tegumentar, que afeta principalmente a pele e às vezes as mucosas.

2. Leishmaniose visceral: Doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Esta descrição é característica da Leishmaniose visceral, também conhecida como calazar.

3. Leishmania amazonensis: Distribuída pelas florestas primárias e secundárias da Amazônia (Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins e sudoeste do Maranhão), particularmente em áreas de igapó e de floresta tipo “várzea”. Esta descrição é típica da Leishmania amazonensis, que é uma das espécies causadoras da Leishmaniose tegumentar.

4. Leishmania guyanensis: Aparentemente limitada ao norte da Bacia Amazônica (Amapá, Roraima, Amazonas e Pará) e estendendo-se pelas Guianas, e encontrada, principalmente, em florestas de terra firme – áreas que não se alagam no período de chuvas. Esta descrição corresponde à Leishmania guyanensis, outra espécie que causa a Leishmaniose tegumentar.

Agora, justificando cada alternativa:

Alternativa A: Esta é a alternativa correta porque a sequência 1, 2, 4, 3 corresponde corretamente às descrições fornecidas:

1. Leishmaniose tegumentar - feridas na pele.

2. Leishmaniose visceral - doença sistêmica.

4. Leishmania amazonensis - florestas da Amazônia.

3. Leishmania guyanensis - limitada ao norte da Bacia Amazônica.

Alternativa B: A sequência 1, 2, 3, 4 está incorreta porque não corresponde às descrições fornecidas. A sequência correta é dada na alternativa A.

Alternativa C: A sequência 3, 2, 1, 4 também está incorreta. Novamente, essa ordem não reflete corretamente as descrições fornecidas.

Alternativa D: A sequência 2, 3, 4, 1 também não está correta. A ordem correta dos itens é aquela apresentada na alternativa A.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão para não zerar a prova.

A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo