No Brasil, quatro tipos de acidentes por serpentes sã...
I.Jararaca: causa hemorragia, necrose, inchaço, dor, bolhas, abscessos, alterações na coagulação, sangramento nas gengivas, olhos e ouvido;70 mg do veneno é capaz de matar um homem de 60 kg.A administração do antiveneno deve ser dada,no máximo,em 4 horas. O membro atingido corre risco de ser amputado.
II.Cascavel: age no sistema nervoso central causando paralisia,dores musculares, dificuldade respiratória, urina cor de Coca-Cola, diminuição da urina e insuficiência renal, visão dupla, queda de pálpebra, dilatação da pupila e até perda de visão. Mata em poucas horas.
III.Surucucu:age no sistema nervoso central,causando dores musculares, visão dupla,caimento das pálpebras,dilatação da pupila, problemas respiratórios paralisando o diafragma e morte por asfixia em poucas horas.
IV.Jiboia: mata suas presas por constrição, ou seja, após o bote, no qual a serpente objetiva prender o animal, ela se enrola em torno da vítima contraindo sua forte musculatura e a estrangula, causando a morte por sufocamento. Estão corretas apenas as afirmativas
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - I, II e IV.
A questão aborda acidentes com serpentes de interesse em saúde pública no Brasil, focando em quatro tipos principais: botrópico, crotálico, laquético e elapídico. Esses acidentes são importantes devido à gravidade dos sintomas e à necessidade de tratamento adequado, incluindo a administração de antiveneno.
Vamos analisar cada afirmativa:
I. Jararaca: Essa afirmativa está correta. As serpentes do tipo botrópico, como a jararaca, causam sintomas como hemorragia, necrose, inchaço, dor, bolhas e alterações na coagulação. O veneno pode ser letal e a administração do antiveneno deve ocorrer o mais rápido possível, preferencialmente em até 4 horas para evitar complicações graves, como a amputação do membro afetado.
II. Cascavel: Também está correta. As serpentes do tipo crotálico, como a cascavel, agem no sistema nervoso central, causando paralisia, dores musculares, dificuldade respiratória e outros sintomas graves. O veneno pode levar à morte em poucas horas se não for tratado adequadamente.
III. Surucucu: Afirmativa incorreta. A surucucu é uma serpente da família Viperidae e sua ação é principalmente hemorrágica e proteolítica, semelhante às jararacas. Não age primariamente no sistema nervoso central como descrito na afirmativa.
IV. Jiboia: Correta. A jiboia não é uma serpente peçonhenta e mata suas presas por constrição, envolvendo-se em torno da vítima e sufocando-a. Essa característica é bem descrita na afirmativa.
Com base nas análises das afirmativas, podemos concluir que a alternativa correta é a alternativa C, que inclui as afirmativas I, II e IV.
Alternativas incorretas:
A: Contém a afirmativa III, que está incorreta.
B: Inclui a afirmativa III junto com as corretas I e II.
D: Também inclui a afirmativa III, junto com II e IV.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO LETRA C, assertivas I, II e IV corretas.
Acredito que a descrição da assertiva III esteja se referindo à picada das cobras corais.
Fundamento:
Ação do veneno- As neurotoxinas do veneno atuam na junção neuro-muscular, impedindo a deflagração do potencial de ação.
Quadro clínico-- sintomas podem surgir precocemente. As manifestações locais são: dor local e discreta. Já as sistêmicas são: vômitos, fraqueza muscular progressiva, ptose palpebral, sonolência, perda do equilíbrio, sialorreia, fáscies miastênica.
O quadro de paralisia flácida pode comprometer a musculatura respiratória, evoluindo para apneia e IrPa.
COMPLEMENTO:
Acidente por picada de SURUCUCU (laquético):
LAQUÉTICO: é a maior serpente da América Latina, podendo chegar a 4 metros. Acidentes são raros e representam 1.4% dos acidentes. Principal representante é a surucucu. Ação do veneno ao veneno apresenta atividade proteolítica (edema, bolhas e necrose), hemorrágica e coagulante.
Quadro clínico -- Muito semelhante aos acidentes botrópicos, predominando edema e dor. Podem surgir vesículas nas primeiras horas do acidente. Já as manifestações sistêmicas são: hipotensão arterial, tonturas, escurecimento da visão, bradicardia, cólicas abdominais e diarreia (síndrome vagal), Esses acidentes são classificados como moderados e graves.
FONTES:
atualmente, segundo o manual de normas e procedimentos para vacinacao (BRASIL, 2020), O soro antiofidico deve ser administrado *preferencialmente* em 4h, e nao mais do que 12horas.
portanto, questao passivel de recurso em virtude da assertiva I.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo