A declaração é um documento por meio do qual o psicólogo inf...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q39951 Psicologia
Com relação às formas de apresentação de resultados da avaliação psicológica, julgue os itens seguintes.
A declaração é um documento por meio do qual o psicólogo informa a ocorrência de fatos objetivos relacionados ao atendimento psicológico, a fim de afirmar comparecimentos, datas e horários da realização do acompanhamento psicológico, sem mencionar o registro de sintomas ou dos estados psicológicos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão passo a passo.

A alternativa correta é C - Certo.

A questão aborda a forma de apresentação de resultados da avaliação psicológica, especificamente sobre a declaração. É essencial entender os diferentes tipos de documentos que os psicólogos podem emitir, conforme disposto nas resoluções do Conselho Federal de Psicologia.

A declaração é um documento utilizado para informar a ocorrência de fatos objetivos relacionados ao atendimento psicológico. Isso significa que ela se limita a relatar eventos como comparecimentos, datas e horários das sessões. Não inclui informações subjetivas ou de caráter clínico, como sintomas ou estados psicológicos do paciente.

Vamos justificar a correção da alternativa:

Declaração: De acordo com a resolução, a declaração deve conter apenas dados objetivos. Por exemplo, pode-se dizer que "o paciente compareceu à sessão no dia X, às Y horas". Esse tipo de documento é útil, por exemplo, para fins de justificativa de ausência no trabalho ou na escola. Não se deve incluir informações mais detalhadas sobre o conteúdo do atendimento, como diagnósticos ou descrições de sintomas. Assim, a descrição na questão está correta, pois se alinha perfeitamente com o que é definido pelas resoluções do Conselho Federal de Psicologia.

Quanto às alternativas incorretas, se existissem, elas poderiam, por exemplo, sugerir que a declaração deveria conter registros de sintomas ou estados psicológicos, o que estaria em desacordo com a função desse documento. A confusão entre tipos de documentos, como laudos, relatórios e declarações, é comum, mas cada um tem seu propósito e conteúdo específico estabelecido pelas normas do Conselho.

E é isso! Se ficou com alguma dúvida, não hesite em perguntar. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo"1 – DECLARAÇÃO1.1. Conceito e finalidade da declaraçãoÉ um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, com a finalidade de declarar:a) Comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário;b) Acompanhamento psicológico do atendido;c) Informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários).Neste documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos."Fonte: RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003

O caput da questao fala sobre resultados da Avaliação Psicologica. Nem a declaraçao nem o parecer resultam da avaliação.  Nao deveria ser anulada?

Não Anna Silva, este caput não é só desta questão, mas de todas as questões sobre 

RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003. Resolução que trata dos documentos resultantes de Avaliação Psicológica...
A declaração e o parecer aparecem nesta resolução exatamente para evidenciar o que não é documento resultante
de avaliação psicológica... a proposta da questão é a mesma.

cespe ama isso Declaração e parecer.

 

RESOLUÇÃO Nº 6/2019 ● DECLARAÇÃO - Conceito e finalidade ● Art. 9º Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo as seguintes informações: ● I - Comparecimento da pessoa atendida e seu acompanhante; ● II - Acompanhamento psicológico realizado ou em realização; ● III - Informações sobre tempo de acompanhamento, dias e horários. ● § 1º É vedado o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos na Declaração

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo