No que concerne aos aspectos linguísticos do texto CB1A1, ju...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2039110 Português
Texto CB1A1

      A governabilidade refere-se à capacidade política de governar, que deriva da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade. Está presente quando a população legitima o exercício do poder pelo Estado. A legitimidade, nesse contexto, deve ser entendida como a aceitação do poder do governo ou do Estado pela sociedade.

        Nesse sentido, os cidadãos e a cidadania organizada são a fonte ou a origem principal da governabilidade, ou seja, é a partir deles (e de sua capacidade de articulação em partidos, associações e demais instituições representativas) que surgem e se desenvolvem as condições para a governabilidade plena.

      Vinculada à dimensão estatal, governabilidade diz respeito às condições sistêmicas e institucionais sob as quais se dá o exercício do poder, tais como as características do sistema político, a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema de intermediação de interesses. Representa, assim, um conjunto de atributos essenciais ao exercício do governo, sem os quais nenhum poder pode ser exercido.

     Há três dimensões inerentes ao conceito de governabilidade: capacidade do governo de identificar problemas críticos e de formular políticas adequadas ao enfrentamento desses problemas, capacidade de mobilizar meios e recursos necessários à execução e à implantação das políticas públicas e capacidade de liderança do Estado, sem a qual as decisões se tornam ineficientes. A governabilidade, então, significa que o governo deve tomar decisões amparadas em um processo que inclua a participação dos diversos setores da sociedade, dos poderes constituídos, das instituições públicas e privadas e dos segmentos representativos da sociedade, para garantir que as escolhas atendam aos anseios da sociedade e contem com seu apoio na implementação de programas e projetos e na fiscalização dos serviços públicos.

       Sob esse enfoque, significa a participação dos diversos setores da sociedade nos processos decisórios que dizem respeito às ações do poder público, uma vez que incorpora a articulação do aparelho estatal ao sistema político de uma sociedade, ampliando o leque possível e indispensável à legitimidade e ao suporte das ações governamentais em busca de sua eficácia.

         Em resumo, governabilidade refere-se às condições do ambiente político em que se efetivam ou se devem efetivar as ações da administração, à base de legitimidade dos governos, à credibilidade e à imagem públicas da burocracia. Desse modo, o desafio da governabilidade consiste em conciliar os muitos interesses desses atores (na maioria, divergentes) e reuni-los em um objetivo comum (ou em vários objetivos comuns) a ser perseguido por todos. Assim, a capacidade de articular-se em alianças políticas e pactos sociais constitui-se em fator crítico para a viabilização dos objetivos do Estado. Essa tentativa de articulação que a governabilidade procura é uma forma de intermediação de interesses.

Thiago Antunes da Silva.
Conceitos e evolução da administração pública: o desenvolvimento do papel administrativo, 2017.
Internet:<www.online.unisc.br> Texto  (com adaptações). 

No que concerne aos aspectos linguísticos do texto CB1A1, julgue o próximo item. 


A correção gramatical do texto seria preservada caso o termo “públicas” (primeiro período do último parágrafo) estivesse flexionado no singular, da seguinte forma: pública.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão de concordância nominal. Analisando o trecho, temos:

“Em resumo, governabilidade refere-se às condições do ambiente político em que se efetivam ou se devem efetivar as ações da administração, à base de legitimidade dos governos, à credibilidade e à imagem públicas da burocracia."

O adjetivo "públicas" pode concordar tanto com a palavra imediatamente anterior, no caso "imagem" e ser empregada no singular quanto concordar com toda a enumeração de substantivos (administração, legitimidade, imagem) sendo empregado no plural.

Gabarito: CERTA







Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Percebam que a questão pediu a correção GRAMATICAL, e não o sentido do texto. Gramaticalmente, colocar "pública" no singular está correto, pois concorda com "imagem". Porém, no texto, "públicas" se refere a "condições...", "base...", "credibilidade..." e "imagem", por isso deve estar no plural.

Espero ter ajudado. Qualquer erro é só avisar.

Na minha opinião, o termo 'PÚBLICAS' concorda com CREDIBILIDADE e IMAGEM. Nesse caso, temos uma situação de concordancia nominal atrativa ou com os dois termos.

GABARITO CORRETO

BONS ESTUDOS

ATÉ PASSAR

GRAMATICALMENTE: sujeito composto, com dois substantivos no singular faculta singular ou plural

GABARITO: CERTO

A meu ver o adjetivo "públicas" concorda com os substantivos "credibilidade" e "imagem", logo, temos um adjetivo posposto (após) aos substantivos.

➤ Nesse sentido, caso o adjetivo esteja após o substantivo, ele irá concordar com mais o próximo. Também pode concordar com todos.

Exemplos:

  • O carro e o celular seminovo / O carro e o celular seminovos.
  • A beleza e inteligência feminina / A beleza e a inteligência femininas

Logo:

  • (...) à credibilidade e à imagem públicas da burocracia ➝ concorda com todos
  • (...) à credibilidade e à imagem pública da burocracia ➝ concordo com o mais próximo

Portanto, não há prejuízo para a correção gramatical.

FONTE: EDUCA MAIS BRASIL + EU

Gramaticalmente, vai continuar correto, apesar de o sentido mudar.

Questão clássica do CESPE em português: quando a substituição de um termo muda o sentido da frase mas a correção gramatical se mantém e vice-versa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo