Quando se pensa em Psicologia da Saúde, como disciplina exp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912134 Psicologia
Quando se pensa em Psicologia da Saúde, como disciplina explicativa, no curso de sua história, reproduz-se uma situação existente na Psicologia. Inicialmente, parte-se de uma perspectiva intra - individual para a explicação do processo merecedor de especial atenção, sabendo-se ele passou, numa fase posterior, a incorporar o social de forma mecânica e apenas recentemente adotou uma postura mais dinâmica face ao social, abraçando uma postura construtivista. (Adaptado)
(LANE, S. & CODO, W., org. Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo, Brasiliense, 1984)

Marque a alternativa com expressão que se relaciona com melhor propriedade ao processo mencionado no texto.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão solicita conhecimentos acerca da Psicologia da Saúde.


O texto em questão refere-se ao processo do estudo da psicologia da saúde na psicologia social a partir da visão construtivista.


Spink (1992) afirma que:

 
“(...)necessário se faz pontuar a dupla interface da psicologia com a saúde: primeiramente como prática, atuando a partir do referencial clínico e centrada na experiência do paciente/cliente com sua doença. Em segundo lugar como teoria explicativa, contribuindo, juntamente com as demais disciplinas relevantes neste cenário interdisciplinar, para a compreensão do processo saúde/doença. Em se tratando da contribuição da perspectiva construtivista da Psicologia Social à área da Saúde, é obvio que estaremos abordando apenas a segunda interface; embora óbvio também seja que a abordagem teórica pode - e deve - embasar a prática. Pode e deve, mas não o faz - no momento - talvez por constituir um corpo de conhecimentos ainda incipiente. 
Ao ser pensada como disciplina explicativa, a Psicologia da Saúde, ao longo de sua breve história, reproduziu a situação existente na disciplina mãe. Partiu, inicialmente, de uma perspectiva intra-individual para a explicação do processo saúde/doença; passou, numa fase posterior, a incorporar o social de forma mecânica e, apenas recentemente, adotou uma postura mais dinâmica face ao social, abraçando uma postura construtivista" (p.126)


Dessa forma, o texto nos remete a forma como a Psicologia Social abarca o fenômeno da Psicologia da saúde: através do entendimento dos processos de saúde e doença do indivíduo dentro da sociedade.


Gabarito da professora: LETRA B


Fonte: Spink, M.J.P. (1992). A construção social do saber sobre saúde e doença: uma perspectiva psicossocial. Revista Saúde e Sociedade, pp 125-139.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Hã???!!

Entendi foi nada kk

Gab B

Poder-se-ia considerar que saúde é um estado de harmonia do indivíduo consigo, em sua condição biológica, psicológica e espiritual, e com o contexto em que está inserido: familiar, comunitário, cultural e social. Destaca-se que essa teoria concebe uma visão de homem integrada/holística, portanto, não há como separar o intrapsíquico do interpessoal e do contexto cultural e histórico onde os fenômenos humanos ocorrem, já que se considera a interdependência e a retroalimentação entre estas diferentes instâncias que igualmente e mutuamente engendram os processos de saúde e doença 

Questão parece mal formulada, visto que o enunciado pede para selecionar a opção que se relaciona com melhor propriedade, mas não indica se se refere à parte inicial do texto, em que há essa relação saúde-doença, ou se se refere à parte final do texto em que já há mudança na perspectiva para uma visão mais holística. Dependendo da forma que a pessoa interpretar, pode acabar errando.

passei 1 ano lendo e entendi +×@#$ nenhuma kkkkkkkkj

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo