No que concerne aos aspectos linguísticos do texto CB1A1, ju...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2039111 Português
Texto CB1A1

      A governabilidade refere-se à capacidade política de governar, que deriva da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade. Está presente quando a população legitima o exercício do poder pelo Estado. A legitimidade, nesse contexto, deve ser entendida como a aceitação do poder do governo ou do Estado pela sociedade.

        Nesse sentido, os cidadãos e a cidadania organizada são a fonte ou a origem principal da governabilidade, ou seja, é a partir deles (e de sua capacidade de articulação em partidos, associações e demais instituições representativas) que surgem e se desenvolvem as condições para a governabilidade plena.

      Vinculada à dimensão estatal, governabilidade diz respeito às condições sistêmicas e institucionais sob as quais se dá o exercício do poder, tais como as características do sistema político, a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema de intermediação de interesses. Representa, assim, um conjunto de atributos essenciais ao exercício do governo, sem os quais nenhum poder pode ser exercido.

     Há três dimensões inerentes ao conceito de governabilidade: capacidade do governo de identificar problemas críticos e de formular políticas adequadas ao enfrentamento desses problemas, capacidade de mobilizar meios e recursos necessários à execução e à implantação das políticas públicas e capacidade de liderança do Estado, sem a qual as decisões se tornam ineficientes. A governabilidade, então, significa que o governo deve tomar decisões amparadas em um processo que inclua a participação dos diversos setores da sociedade, dos poderes constituídos, das instituições públicas e privadas e dos segmentos representativos da sociedade, para garantir que as escolhas atendam aos anseios da sociedade e contem com seu apoio na implementação de programas e projetos e na fiscalização dos serviços públicos.

       Sob esse enfoque, significa a participação dos diversos setores da sociedade nos processos decisórios que dizem respeito às ações do poder público, uma vez que incorpora a articulação do aparelho estatal ao sistema político de uma sociedade, ampliando o leque possível e indispensável à legitimidade e ao suporte das ações governamentais em busca de sua eficácia.

         Em resumo, governabilidade refere-se às condições do ambiente político em que se efetivam ou se devem efetivar as ações da administração, à base de legitimidade dos governos, à credibilidade e à imagem públicas da burocracia. Desse modo, o desafio da governabilidade consiste em conciliar os muitos interesses desses atores (na maioria, divergentes) e reuni-los em um objetivo comum (ou em vários objetivos comuns) a ser perseguido por todos. Assim, a capacidade de articular-se em alianças políticas e pactos sociais constitui-se em fator crítico para a viabilização dos objetivos do Estado. Essa tentativa de articulação que a governabilidade procura é uma forma de intermediação de interesses.

Thiago Antunes da Silva.
Conceitos e evolução da administração pública: o desenvolvimento do papel administrativo, 2017.
Internet:<www.online.unisc.br> Texto  (com adaptações). 

No que concerne aos aspectos linguísticos do texto CB1A1, julgue o próximo item. 


É redundante o uso da expressão “a cidadania organizada”, no segundo parágrafo, uma vez que tal termo é abrangido pelo conceito de “cidadãos”. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão é sobre vícios de linguagem e quer saber se é redundante o uso da expressão “a cidadania organizada", no segundo parágrafo, uma vez que tal termo é abrangido pelo conceito de “cidadãos". 

Redundância trata-se de uma expressão que repete o mesmo conceito já emitido: subir pra cima, entrar pra dentro, surpresa inesperada...

Em "os cidadãos e a cidadania organizada são a fonte..." não há redundância, já que "cidadão" (é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado) e "cidadania" (expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo) não são termos sinônimos.

Gabarito: ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: errado.

  • Cidadão - substantivo masculino: indivíduo que, por ser membro de um Estado, tem seus direitos civis e políticos garantidos, tendo de respeitar os deveres que lhe são conferidos.
  • Cidadania - substantivo feminino: condição de quem possui direitos civis, políticos e sociais, que garante a participação na vida política.

Cidadãos + ESTADO+ Lei: CIDADANIA. Logo, os Cidadãos estão inseridos dentro do conceito de Cidadania. Não Há redundancia.

GABARITO ERRADO

BONS ESTUDOS

ATÉ PASSAR.

...cidadão e "A" cidadania organizada... artigo A que antecede o termo cidadania faz menção para uma característica própria do termo. Não é qualquer cidadania, é A cidadania organizada.

Nesse contexto de governabilidade,

Cidadania organizada significa ou nos leva a pensar nas formas de organização da sociedade civil (conselhos, sociedades, etc).

Gab.: Errado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo