A Febre Maculosa Brasileira (FMB) é uma doença infecciosa fe...
É causada por uma bactéria do gênero Rickettesia (R. rickettsii), transmitida por
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - carrapato.
A questão trata sobre a Febre Maculosa Brasileira (FMB), uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Rickettsia rickettsii. Para resolvê-la, é necessário compreender como a doença é transmitida e quais são os vetores envolvidos.
A Febre Maculosa é transmitida pelo carrapato, especificamente pelo carrapato-estrela, também conhecido como Amblyomma cajennense. Os carrapatos são considerados os principais vetores dessa doença, pois a bactéria é passada para os humanos através da picada desses aracnídeos.
Agora, vamos justificar porque a alternativa D é a correta e as outras não se aplicam:
- A - rato: Ratos não são vetores da Febre Maculosa. Eles podem ser vetores de outras doenças, como a leptospirose, mas não desta.
- B - gato: Gatos não são conhecidos por transmitir a Febre Maculosa. Eles não estão envolvidos no ciclo de transmissão da Rickettsia rickettsii.
- C - cavalo: Cavalos podem ser hospedeiros dos carrapatos, mas não são transmissores diretos da bactéria para os humanos. O cavalo é um hospedeiro de carrapatos, mas não é um vetor da doença.
- D - carrapato: Esta é a alternativa correta. Os carrapatos são os verdadeiros vetores da doença, transmitindo a bactéria Rickettsia rickettsii para os humanos.
É importante, ao analisar questões como esta, reconhecer os vetores associados a certas doenças, entendendo o ciclo de transmissão e os agentes envolvidos. Conhecer esses detalhes ajuda a eliminar alternativas incorretas e chegar à resposta correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA D
? A febre maculosa brasileira (FMB) é uma doença infecciosa febril aguda de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar de formas leves e atípicas até formas graves, com taxa de letalidade elevada. A doença é causada pela Rickettsia rickettsii e transmitida por carrapatos. Em sua forma clássica, tem início abrupto, com febre alta, cefaleia e mialgia intensas, podendo cursar ou não com exantema maculopapular (tardio) de distribuição característica (é uma das poucas doenças exantemáticas em que o exantema atinge plantas e palmas), e que pode evoluir para petéquias, equimoses e hemorragias.
? Fonte: http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-por-vetores-e-zoonoses/fmaculosa.htm
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo