Áreas não críticas são os ambientes onde podem ser realizad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674543 Fonoaudiologia
A pandemia da Covid-19 instaurou uma série de medidas sanitárias envolvendo todos os âmbitos sociais e, principalmente, os ambientes relacionados à saúde. Uma quarentena, que restringiu a abertura de clínicas de saúde, permitiu que fossem descritas normas de biossegurança para o funcionamento dessas instituições, de forma a preservar da contaminação tanto os profissionais quanto os pacientes que necessitassem de atendimentos eletivos após a reabertura das clínicas, ainda durante a pandemia. O Conselho Federal de Fonoaudiologia atualizou a publicação preexistente e lançou recentemente um novo manual de biossegurança.

Com relação a essa temática, julgue os itens a seguir.
Áreas não críticas são os ambientes onde podem ser realizados procedimentos invasivos ou de risco, desde que os pacientes não estejam infectados por doença contagiosa.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, é importante entender o conceito de biossegurança nas práticas de saúde, especialmente em um contexto de pandemia. A questão aborda a classificação de áreas em ambientes de saúde, algo fundamental para garantir a segurança de profissionais e pacientes.

A alternativa correta é: E - errado.

Justificativa: O erro na afirmação está na definição de áreas não críticas. Essas áreas são exatamente o oposto do que foi descrito na questão. Em termos de biossegurança, áreas não críticas são aquelas onde não são realizados procedimentos invasivos ou de risco. São, portanto, ambientes onde o controle de infecção é menos rigoroso em comparação com áreas críticas e semicríticas.

Em ambientes de saúde, as áreas são classificadas de acordo com o risco de contaminação e o tipo de procedimento realizado:

  • Áreas Críticas: Onde ocorrem procedimentos invasivos, como cirurgias. O controle de infecção é extremamente rigoroso.
  • Áreas Semicríticas: Onde há contato com mucosas ou pele não intacta. Requerem um nível moderado de controle.
  • Áreas Não Críticas: São aquelas onde o contato é apenas com a pele intacta, e não se realizam procedimentos de risco.

Portanto, afirmar que áreas não críticas envolvem procedimentos invasivos é um equívoco. Essa definição incorreta justifica a alternativa como errada.

Entender essas classificações ajuda a garantir que as normas de biossegurança sejam corretamente aplicadas, protegendo tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes, especialmente em tempos de pandemia como a da Covid-19.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo