Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso. (__...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (18)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Esta questão envolve conhecimentos de várias áreas da Língua Portuguesa, como Sintaxe, Morfologia e Semântica. É por essas razões que o concurseiro deve planejar e organizar seus estudos, de modo a conseguir contemplar todas as áreas.
Em termos de estrutura o exercício pede a análise das afirmativas abaixo, bem como a marcação de V para verdadeiro e F para falso. Vejamos caso a caso:
A) Se a frase: "São muitos os benefícios que o contato com livros ...", for reescrita assim: "O contato com os livros pode proporcionar muitos benefícios ..." - será mantido o sentido semântico contextual.
Verdadeiro. Aqui entra em jogo a capacidade de interpretação textual e de fazer substituições sem que o sentido do texto original seja comprometido. Os trechos sublinhados e destacados ajudam a compreender que a reescrita proposta na alternativa não alteraria o sentido e nem o contexto do texto original.
B) A oração: "Várias funções psicológicas podem ser desenvolvidas" está escrita com os termos essenciais dispostos na ordem direta e o predicado exemplifica locução verbal.
Verdadeiro. A ordem sintática direta da Língua Portuguesa é: sujeito + verbo + predicado. Esses são os chamados termos essenciais da oração. Aqui temos o sujeito (“Várias funções psicológicas"), o verbo ("podem") e o predicado formado por locução verbal (“podem ser"). Vale lembrar que a locução verbal se configura quando dois ou mais verbos exercem a função sintática de um, como ocorre na frase destacada pela afirmativa – “podem" (verbo auxiliar) + verbo principal (“ser").
C) Em: "a memória e a capacidade de estruturar as informações" - temos dois exemplos de concordâncias nominais no singular e um exemplo no plural, todas no feminino.
Verdadeiro. Aqui, o conectivo “e" faz a ligação entre “memória" e “capacidade", garantindo a concordância nominal do singular. Como se tratam de palavras no gênero feminino, os artigos definidos que os antecedem (os dois “a") determinam os substantivos. Já a concordância nominal no plural é feita pela flexão do artigo definido “a" em “as", para concordar com “informações". Assim, tanto o artigo quanto o substantivo ficam no plural.
D) No trecho: "A leitura em voz alta para uma criança de até 3 anos ajuda a despertar sua sensibilidade para diferentes formas da fala e ainda tem o efeito positivo sobre a chamada atenção seletiva". - temos exemplos de artigos antepostos a substantivos, concordando em gênero e em número, tais sejam: "A leitura", "uma criança", "o efeito".
Verdadeira. Os artigos são palavras variáveis e devem concordar com os substantivos por eles determinados. No caso, o artigo definido “a" está flexionado no gênero feminino e no singular para concordar com “leitura" (feminino e singular); o artigo indefinido “uma" está flexionado no gênero feminino e no singular para concordar com “criança" (feminino e singular); e o artigo definido “o" está flexionado no gênero masculino e no singular para concordar com “efeito" (masculino e singular).
Concluindo, todas as afirmativas são verdadeiras, o que corresponde à alternativa D.
Gabarito do Professor: Letra D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
V, V, V, V.
A) "São muitos os benefícios que o contato com livros ..."
B) "O contato com os livros pode proporcionar muitos benefícios ..."
É nítida a alteração do sentido semântico contextual. A frase a) mostra claramente que haverá benefícios;
já a frase b) mostra uma incerteza (pode proporcionar)
Além disso, no último item que ele analisa, faltou o artigo "a" em "a chamada atenção seletiva". Não concordo muito com o gabarito d), mas estamos aqui para aprender.
Obs: marquei o item B) F, V, V, F.
gab: b
"NÃO PARE ATÉ TENHA TERMINADO AQUILO QUE TU COMEÇOU! LEMBRE-SE, TU NÃO PODE DESISTIR"
Baltasar Gracian
Concordo com o que o Gleyandersson expôs, porque o enunciado trouxe apenas um fragmento da frase. No texto, porém, a frase "a" aparece assim:
"São muitos os benefícios que o contato com livros, ainda na primeira infância, é capaz de proporcionar."
O final grifado traz a incerteza necessária para que a frase "b" possa ser considerada correta.
Portanto, gabarito: V, V, V, V. Todas corretas.
Quanto à alternativa ''a'':
São muitos os benefícios que o contato com livros, ainda na primeira infância, é capaz de proporcionar.
Faz-se a permuta:
"O contato com os livros pode proporcionar muitos benefícios ..."
Colocando a primeira na ordem direta:
O contato com livros é capaz de proporcionar benefícios...
"O contato com os livros pode proporcionar muitos benefícios ..."
Há uma modificação que, na minha visão, altera o sentido da frase. Esta é a inserção do artigo ''os''.
Acerca da troca da forma ''é capaz de...'' pela forma ''pode proporcionar....'' não vejo alteração semântica.
Enfim, minha opinião.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo