Sobre o trecho: "Na capital mineira, um projeto que estimul...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, é importante ter uma boa compreensão sobre o uso da pontuação na Língua Portuguesa, mais especificamente do uso da vírgula. A questão envolve identificar a função sintática de determinadas expressões no contexto do texto.
Alternativa Correta: B
A alternativa B afirma que a expressão "dos pais" exerce a função sintática de aposto. No entanto, essa análise está incorreta. A expressão "dos pais" na frase "um projeto que estimula o envolvimento dos pais" funciona como complemento do substantivo "envolvimento", portanto, é um complemento nominal.
Agora, vamos analisar as demais alternativas e entender por que estão corretas:
Alternativa A: A expressão "E, assim como a Leitura no Berçário," possui as vírgulas separando uma ideia de similaridade ou comparação. Isso está correto, pois as vírgulas isolam essa expressão, que tem a função de comparar o desempenho do projeto mencionado com outro projeto similar.
Alternativa C: A primeira vírgula do primeiro período realmente separa um adjunto adverbial de lugar, que é "Na capital mineira". Essa vírgula é utilizada frequentemente para separar adjuntos adverbiais posicionados no início da frase, como está indicado na alternativa.
Alternativa D: A palavra "berçário" e as palavras "livros", "leitura" e "projeto" pertencem à mesma regra de tonicidade. Todos são palavras paroxítonas, que têm a penúltima sílaba como a sílaba tônica. Assim, essa alternativa também está correta.
Portanto, a única alternativa incorreta é a B, pois errou ao afirmar que "dos pais" é um aposto, enquanto na verdade é um complemento nominal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A estrutura "dos pais" é o adjunto adnominal do substantivo "envolvimento" e não aposto.
Letra B
Por que a letra D não é a errada?
Todas as palavras da Língua Portuguesa possuem uma sílaba tônica, que é a pronunciada com mais intensidade que as demais. Todas as outras são denominadas de sílabas átonas.
Por exemplo, na palavra sapeca, a sílaba tônica é a penúltima (pe); as demais (sa, ca) são as átonas.
Há, ainda, a possibilidade de haver uma sílaba subtônica, existente apenas em palavras derivadas: é a sílaba que era a tônica da palavra primitiva.
Por exemplo, na palavra sapequinha, a sílaba tônica é a penúltima (qui). Como essa palavra é derivada de sapeca, a sílaba pe não é átona uma vez que era a tônica da palavra primitiva – sapeca; ela é, portanto, subtônica. As restantes (sa, nha) são as átonas.
fonte: https://gramaticaonline.com.br/lingua_no_dia_dia/tonicidade/
Gabarito: Letra B
É o termo que explica, esclarece, discrimina ou identifica um outro termo da oração.
Geralmente aparece entre vírgulas, mas pode também aparecer após dois -pontos, entre travessões ou até sem essas pausas, porém sempre estará explicando um outro termo qualquer. Obs.: Pronome relativo não inicia aposto.
"ALÉM DOS RIOS AZUIS AS RUAS SAO DE OURO E DE CRISTAL... ♫♫♫♫♫"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo