Acerca das influências africanas e afro-diaspóricas no ball...
Acerca das influências africanas e afro-diaspóricas no ballet no século XX, julgue as proposições abaixo:
I. Diferentemente do ballet clássico, que busca a leveza e a elevação (com saltos, giros e relevés), as danças africanas frequentemente se conectam ao chão de maneira mais direta, representando uma ligação simbólica e espiritual com a terra. Essa conexão trouxe ao ballet moderno uma nova abordagem, onde o uso da gravidade, o peso do corpo e a energia de "impulsão" para o solo transformaram o modo como os coreógrafos e dançarinos abordam a dinâmica do movimento.
II. Katherine Dunham foi uma das pioneiras na incorporação consciente de elementos das danças africanas e afro-diaspóricas no ballet e na dança moderna. Como antropóloga e dançarina, Dunham viajou para o Caribe para estudar as tradições de dança de diversas culturas africanas e suas diásporas, incluindo o Haiti, a Jamaica e Trinidad.
III. A dança africana e suas ramificações na diáspora afro-caribenha e afro-americana compartilham características que foram essenciais para a renovação do vocabulário do ballet no século XX. Entre essas características, destaca-se o uso de ritmos polirrítmicos, onde diferentes partes do corpo podem mover-se em ritmos independentes, algo que difere do foco no movimento homogêneo e simétrico do ballet clássico.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).