Piaget se considera um epistemologista interessado pela rel...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912143 Psicologia
Piaget se considera um epistemologista interessado pela relação complexa de elementos do conhecimento e, mais particularmente, um epistemologista genético, interessado, no sentido mais amplo possível pelas mudanças histórico - evolutivas que se dão na relação ___________________.
(FLAVELL, John H. A Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget. Livraria Pioneira Editora. S. Paulo. Cap.7. p.254.)
Marque a alternativa com a expressão que completa coerentemente o enunciado:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão requer conhecimentos acerca da teoria de Piaget. 

Piaget se considera um epistemologista interessado pela relação complexa de elementos do conhecimento e, mais particularmente, um epistemologista genético, interessado, no sentido mais amplo possível pelas mudanças histórico - evolutivas que se dão na relação sujeito - objeto.

A teoria do processo cognitivo do desenvolvimento (Epistemologia Genética) proposta por Piaget, procurou explicar como era desenvolvida a inteligência nos seres humanos. Para o autor, os níveis de complexidade do processo cognitivo passam por fases ou estágios de desenvolvimento. Quanto mais complexo é o processo de adaptação, mais complexo será o estágio que o indivíduo está.

Para esse teórico, o comportamento não é inato e nem resultado de condicionamentos: o comportamento é construído pelo processo meio - indivíduo (teoria interacionista). Sendo assim, a inteligência é entendida como resultado da adaptação do sujeito ao meio, fruto desse processo interacionista. 

Gabarito da professora: LETRA C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: C

O principal objeto de estudo de Piaget é a relação entre sujeito e objeto. Para fins didáticos, considera-se objeto tudo aquilo que não é sujeito, ou seja, o mundo que atua sobre o indivíduo é o objeto, independentemente de como o faça.

OBS.: Na assertiva d) temos, também, conceitos estabelecidos por Piaget, só não são os mesmos descritos pelo enunciado. Vejamos:

TEORIA DA EQUILIBRAÇÃO (OU EQUILIBRAÇÃO MAJORANTE)

Com Piaget, ficou claro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Essa inserção se dá mediante dois mecanismos, ¹assimilação e ²acomodação, que são precedidos da desequilibração e seguidos da reequilibração. A esse processo chamamos de equilibração majorante ou teoria da equilibração.

No desequilíbrio, a criança se depara com algo novo, ao qual ela não tem conhecimento, por isso há um desequilíbrio em suas informações. Partindo daí, a criança passa para o estágio de assimilação, que consiste em incorporar objetos do mundo exterior a esquemas mentais preexistentes em sua mente, ou seja, à conhecimentos já concebidos anteriormente. Por exemplo: a criança que tem a ideia mental de uma ave como animal voador, com penas e asas, ao observar um avestruz pela primeira vez, terá um desequilíbrio de informações, em sequência ela vai tentar assimilá-lo a um esquema já conhecido por ela (no exemplo, outras aves), por fim, chegando à acomodação, que se refere a modificações dos sistemas de assimilação por influência do mundo externo. Assim, depois de aprender que um avestruz não voa, a criança vai adaptar seu conceito "geral" de ave para incluir as que não voam, acomodando tal conhecimento, voltando ao equilíbrio.

DESEQUILIBRAÇÃO --> ASSIMILAÇÃO --> ACOMODAÇÃO --> REEQUILIBRAÇÃO

ATENÇÃO!: Há somente dois mecanismos, a ¹assimilação e a ²acomodação. A desequilibração e a reequilibração são espécies de mecanismo pré e pós existentes usados para explicar de forma mais clara as análises piagetianas.

FIQUEM NA PAZ!

Piaget se considera um epistemologista interessado pela relação complexa de elementos do conhecimento e, mais particularmente, um epistemologista genético, interessado, no sentido mais amplo possível pelas mudanças histórico - evolutivas que se dão na relação sujeito - objeto.

(FLAVELL, John H. A Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget. Livraria Pioneira Editora. S. Paulo. Cap.7. p.254.)

Gabarito: C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo