O uso de softwares como DanceForms e LifeForms no campo da ...
O uso de softwares como DanceForms e LifeForms no campo da coreografia representa uma importante interseção entre arte e tecnologia, oferecendo ferramentas que expandem as possibilidades criativas e técnicas dos coreógrafos. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:
1. (__) Esses softwares possibilitam que coreógrafos experimentem e visualizem sequências de movimento em um ambiente digital antes de trabalhar diretamente com os dançarinos. No DanceForms e no LifeForms é possível criar avatares tridimensionais que simulam o corpo humano em movimento, o que permite ao coreógrafo testar a viabilidade de combinações de passos.
2. (__) DanceForms e LifeForms são ferramentas de mapeamento de projeção (projection mapping ) que permitem a criação de cenários imersivos que interagem diretamente com o movimento dos dançarinos por meio de uma tecnologia de Inteligência Artificial.
3. (__) Esses softwares ajudam a fazer uma abordagem mais analítica para a criação coreográfica, permitindo ao coreógrafo planejar a estrutura da performance em detalhes.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
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Gabarito comentado
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A questão aborda o conhecimento do candidato sobre a aplicação de tecnologias digitais no campo da coreografia, mais especificamente sobre os softwares DanceForms e LifeForms, que são ferramentas de design de movimento utilizadas por coreógrafos. Esses programas permitem uma interseção entre arte e tecnologia, ajudando na visualização e experimentação de sequências coreográficas de maneira digital antes de serem aplicadas em ensaios físicos com dançarinos.
Esses softwares são focados na criação e simulação de movimentos humanos, proporcionando aos coreógrafos um ambiente digital onde podem explorar e planejar sequências de dança com avatares tridimensionais. A questão busca verificar se o candidato entende a funcionalidade desses programas e suas limitações, além de seu impacto no processo criativo.
Sentença 1: "Esses softwares possibilitam que coreógrafos experimentem e visualizem sequências de movimento em um ambiente digital antes de trabalhar diretamente com os dançarinos. No DanceForms e no LifeForms é possível criar avatares tridimensionais que simulam o corpo humano em movimento, o que permite ao coreógrafo testar a viabilidade de combinações de passos."
Análise: Esta afirmação é Verdadeira. Tanto o DanceForms quanto o LifeForms permitem que coreógrafos criem e experimentem movimentos com avatares virtuais que simulam o corpo humano. Eles são usados para planejar e visualizar sequências coreográficas antes de aplicá-las aos dançarinos, facilitando o processo de criação e planejamento.
Sentença 2: "DanceForms e LifeForms são ferramentas de mapeamento de projeção (projection mapping) que permitem a criação de cenários imersivos que interagem diretamente com o movimento dos dançarinos por meio de uma tecnologia de Inteligência Artificial."
Análise: Esta afirmação é Falsa. DanceForms e LifeForms não são ferramentas de mapeamento de projeção, nem utilizam Inteligência Artificial para interagir com cenários imersivos. Esses programas são focados na simulação e visualização de movimentos e não na criação de cenários virtuais interativos. A descrição apresentada se aplicaria mais a softwares de realidade aumentada ou projeção digital, mas não aos softwares citados.
Sentença 3: "Esses softwares ajudam a fazer uma abordagem mais analítica para a criação coreográfica, permitindo ao coreógrafo planejar a estrutura da performance em detalhes."
Análise: Esta afirmação é Verdadeira. DanceForms e LifeForms realmente permitem uma abordagem analítica na criação coreográfica, já que possibilitam ao coreógrafo observar e ajustar detalhes dos movimentos e da estrutura da performance no ambiente digital antes da execução física.
Alternativa A) 1.V, 2.F, 3.V
Esta alternativa é a correta, pois as sentenças 1 e 3 são verdadeiras, e a
sentença 2 é falsa.
Alternativa B) 1.V, 2.V, 3.V
Esta alternativa está incorreta, pois considera todas as sentenças como
verdadeiras. A sentença 2 é falsa, então esta opção está incorreta.
Alternativa C) 1.V, 2.F, 3.F
Esta alternativa está incorreta, pois considera a sentença 3 como falsa, quando
na verdade ela é verdadeira.
Alternativa D) 1.F, 2.V, 3.F
Esta alternativa está incorreta, pois considera a sentença 1 como falsa, quando
ela é verdadeira.
A questão exige que o candidato tenha conhecimento sobre a funcionalidade e limitações dos softwares DanceForms e LifeForms. A resposta correta é a Alternativa A (1.V, 2.F, 3.V), pois ela corresponde ao gabarito correto, com as sentenças 1 e 3 como verdadeiras e a sentença 2 como falsa.
GABARITO DA BANCA: ALTERNATIVA A
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