Ponto da superfície terrestre, materialmente definido por um...
Ponto da superfície terrestre, materialmente definido por um marco, chapa ou pino, implantado em terreno sólido e estável, cujo sistema de coordenadas geográficas e a aceleração da gravidade foram determinados através de levantamentos adequados.
A caracterização acima se refere a:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Mapa é documento cartográfico, nunca será um ponto da superfície terrestre materialmente definido por um marco, chapa ou pino. Cartograma remete a carta
GABARITO: LETRA B
Estação Geodésica:
Ponto da superfície terrestre, materialmente definido por um marco, chapa ou pino, implantado em terreno sólido e estável, cujas coordenadas geodésicas e aceleração da gravidade foram determinadas através de levantamentos geodésicos adequados. Devido à sua importância e elevado custo de determinação, as estações geodésicas são protegidas por lei.
Escala Gráfica:
É a representação gráfica da escala numérica sob a forma de uma linha graduada, na qual a relação entre as distâncias reais e as representadas nos mapas, cartas ou outros documentos cartográficos é dada por um segmento de reta em que uma unidade medida na reta corresponde a uma determinada medida real.
Cartograma:
É um esquema representativo de uma superfície ou parte dela, sobre a qual são apresentadas informações quantitativas e qualitativas, de eventos geográficos, cartográficos e socioeconômicos.
Mapa Geoidal:
Meio através do qual se pode obter, aproximadamente, a altura ou ondulação geoidal em dada estação geodésica.
FONTE: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/16496-dicionario-cartografico.html?=&t=sobre
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo