Determinada adolescente de 16 anos de idade chega ao ambulat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Neonatologia |
Q1685097 Medicina
Determinada adolescente de 16 anos de idade chega ao ambulatório de pediatria para realizar a consulta de sua filha de 3 meses de vida. A adolescente vai acompanhada da respectiva mãe, que segura a bebê. Durante a anamnese, a avó responde às indagações mais ativamente do que a mãe da criança, que parece um pouco assustada e desanimada. A avó relata que a mãe da bebê parou de estudar há dois anos. Ao exame, a lactente encontra-se chorosa, porém se acalma no colo da mãe. O aparelho cardiopulmonar e o abdome encontram-se sem alterações, algo ictérico, zona 2 de Kramer, sem incompatibilidade sanguínea. A criança nasceu de parto vaginal, prematura de 36 semanas, sem intercorrências. Constatam-se FC = 130 bpm, FR = 50 irpm, SatO2 = 97% em ar ambiente e testes de triagem normais.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Na Caderneta de Saúde da Criança, ao transferir as medidas antropométricas do lactente, é necessário fazer a correção da idade gestacional para 38 semanas.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa está incorreta. A correção da idade gestacional é realizada somente até a 36ª semana de gestação. No caso em questão, a criança nasceu prematura de 36 semanas, portanto, a correção da idade gestacional já foi feita no momento do nascimento e não precisa ser corrigida novamente ao transferir as medidas antropométricas para a Caderneta de Saúde da Criança. É importante destacar que a correção da idade gestacional é importante para avaliar o desenvolvimento adequado da criança em relação à sua idade corrigida, mas não é necessária após a 36ª semana.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo