Com o rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ...
(Adaptado de: MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2005, p. 44)
O trecho acima elenca algumas modificações observadas nas origens do capitalismo, referindo-se
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
O trecho extraído do Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels discute as mudanças profundas que o capitalismo trouxe à sociedade a partir da ascensão da burguesia. Para compreender melhor, vejamos a análise detalhada:
Alternativa C: ao papel revolucionário da burguesia na história, que, a partir das ruínas da sociedade feudal europeia, promoveu a gradual expansão das relações capitalistas de produção para todos os cantos do globo terrestre.
Esta alternativa está correta porque o texto destaca exatamente o impacto transformador da burguesia. Com o avanço tecnológico e a expansão dos meios de comunicação, a burguesia conseguiu impor suas práticas econômicas e culturais a diversas sociedades, promovendo a globalização do capitalismo. A passagem menciona como mesmo as nações mais resistentes foram obrigadas a adotar o modo de produção burguês, refletindo a capacidade da burguesia de moldar o mundo à sua imagem e semelhança.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: à separação entre economia e política verificada no momento de dissolução do feudalismo, com a burguesia gerindo os novos negócios e a nobreza procurando manter as bases de sua dominação.
Apesar de correta no contexto histórico da transição do feudalismo para o capitalismo, essa alternativa não se alinha diretamente com o texto fornecido, que destaca mais a imposição do modelo capitalista pela burguesia do que a separação entre economia e política.
Alternativa B: à forma que a burguesia criou de pôr fim à luta de classes e, assim, pacificar as relações entre capital e trabalho.
Esta alternativa está incorreta porque o texto não sugere que a burguesia tenha posto fim à luta de classes. Pelo contrário, Marx e Engels argumentam que a expansão do capitalismo intensifica a exploração e perpetua os conflitos de classe.
Alternativa D: ao processo de estagnação do mercado mundial devido às dificuldades impostas pelo baixo nível de desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de comunicação observado nas sociedades feudais.
Essa alternativa está errada porque o texto não fala sobre estagnação do mercado mundial. Pelo contrário, menciona o progresso dos meios de comunicação e a expansão comercial promovida pela burguesia, combatendo as barreiras anteriormente existentes.
Alternativa E: à lenta substituição de uma sociedade antiga em constante modificação por novas relações sociais de produção que se cristalizaram em seguida, e não mais se alterariam desde então.
Marx e Engels argumentam que o capitalismo é dinâmico e constantemente em mudança, ao contrário do que sugere esta alternativa. O texto fala da contínua transformação e expansão das relações capitalistas, não de uma cristalização imutável.
Espero que essa análise tenha esclarecido suas dúvidas sobre o texto e as alternativas. Se precisar de mais ajuda, estarei aqui para auxiliar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Com o rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e o constante progresso dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização todas as nações, até mesmo as mais bárbaras"
Ou seja: Avanço das tecnologias, mudanças na forma de produção (deixa de ser artesanal e passa a ser industrial)
Esse modo de produção começa a ser levado para os demais países (avanço dos meios de comunicação como uma forma de influência), até que o modo de produção capitalista se espalha pelo mundo.
Me corrijam se estiver errada! letra c
3.3 Divisão social do trabalho.
AULA 4 - SOCIOLOGIA - (APROVADA FISCAL DO TRABALHO)
1-No tocante à divisão social do trabalho, assinale a correta:
a- se refere à espacialização das atividades produtivas que são necessárias para a manutenção da vida
b- se refere à especialização das atividades reprodutivas que são necessárias para a manutenção da vida.
c- está relacionada à capacidade humana de decompor atividades produtivas e reprodutivas complexas em tarefas específicas, porém mais simples, que possam ser cumpridas por diferentes indivíduos, de maneira temporária ou permanente.
d- está relacionada à capacidade humana de decompor atividades produtivas e reprodutivas complexas em tarefas específicas, porém mais simples, que possam ser cumpridas por diferentes indivíduos, de maneira temporária.
e- está relacionada à capacidade humana de decompor atividades produtivas e reprodutivas complexas em tarefas específicas, porém mais simples, que possam ser cumpridas por diferentes indivíduos, de maneira permanente.
3.3 Divisão social do trabalho.
AULA 4 - SOCIOLOGIA - (APROVADA FISCAL DO TRABALHO)
5- Marx e Engels (http://www.culturabrasil.org/manifestocomunista.htm), em seu Manifesto do Partido Comunista, consideram que “a nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classes.A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado.”
Em vista disso, assinale a alternativa que define corretamente a burguesia e o proletariado.
a- Os burgueses utilizam o trabalho escravo para a produção, e o proletariado é desprovido de liberdade para vender sua força de trabalho.
b- Os burgueses são proprietários que utilizam da manufatura do proletariado para a produção de mercadorias, e o proletariado impulsiona o desenvolvimento da manufatura.
c- Os burgueses são os grandes proprietários de terras, e o proletariado detém o poder social e econômico.
d- Os burgueses são os detentores dos meios de produção, e o proletariado vende sua força de trabalho.
e- o cibertariado não precisa vender sua força de trabalho
3.3 Divisão social do trabalho.
AULA 4 - SOCIOLOGIA - (APROVADA FISCAL DO TRABALHO)
6. A cidade desempenha papel fundamental no pensamento de Émile Durkheim, tanto por exprimir o desenvolvimento das formas de integração quanto por intensificar a divisão do trabalho social a ela ligada. Com base nos conhecimentos acerca da divisão de trabalho social nesse autor, assinale a alternativa correta.
a) A crescente divisão do trabalho com o intercâmbio livre de funções no espaço urbano torna obsoleta a presença de instituições.
b) A solidariedade orgânica é compatível com a sociedade de classes, pois a vida social necessita de trabalhos diferenciados.
c) Ao criar seres indiferenciados socialmente, o “homem massa”, as cidades recriam a solidariedade mecânica em detrimento da solidariedade orgânica.
d) O efeito principal da divisão do trabalho é o aumento da desintegração social em razão de trabalhos parcelares e independentes.
e) O equilíbrio e a coesão social produzidos pela crescente divisão do trabalho decorrem das vontades e das consciências individuais.
Alternativa A:
"à separação entre economia e política verificada no momento de dissolução do feudalismo, com a burguesia gerindo os novos negócios e a nobreza procurando manter as bases de sua dominação."
Comentário: Essa alternativa descreve um aspecto do desenvolvimento histórico do capitalismo, mas não é o foco do trecho citado. O texto discute a capacidade da burguesia de impor o modo de produção capitalista globalmente e não especificamente a separação entre economia e política ou a gestão dos negócios pela burguesia versus a nobreza.
Alternativa B:
"à forma que a burguesia criou de pôr fim à luta de classes e, assim, pacificar as relações entre capital e trabalho."
Comentário: Esta alternativa está incorreta, pois Marx e Engels argumentam que a burguesia intensifica a luta de classes ao invés de pacificá-la. O trecho do Manifesto Comunista fala sobre a expansão do capitalismo e a imposição do modo de produção burguês, e não sobre a pacificação das relações entre capital e trabalho.
Alternativa C:
"ao papel revolucionário da burguesia na história, que, a partir das ruínas da sociedade feudal europeia, promoveu a gradual expansão das relações capitalistas de produção para todos os cantos do globo terrestre."
Comentário: Esta alternativa está correta. O trecho destaca como a burguesia, através do avanço dos meios de produção e comunicação, globaliza as relações capitalistas e impõe seu modo de produção a todas as nações. Isso se alinha com a descrição de Marx e Engels sobre o papel revolucionário da burguesia na história.
Alternativa D:
"ao processo de estagnação do mercado mundial devido às dificuldades impostas pelo baixo nível de desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de comunicação observado nas sociedades feudais."
Comentário: Essa alternativa não se aplica ao trecho. Marx e Engels falam sobre a expansão do capitalismo e a superação das barreiras comerciais pelas ações da burguesia, não sobre a estagnação do mercado mundial.
Alternativa E:
"à lenta substituição de uma sociedade antiga em constante modificação por novas relações sociais de produção que se cristalizaram em seguida, e não mais se alterariam desde então."
Comentário: Esta alternativa é incorreta. O trecho não sugere que as novas relações sociais de produção se cristalizariam e não se alterariam. Pelo contrário, o capitalismo é caracterizado por uma dinâmica constante de mudança e transformação.
Portanto, a alternativa correta é:
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo