A carta para a preservação do patrimônio arquivístico digita...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: CRF-RS Prova: FUNDATEC - 2024 - CRF-RS - Arquivista |
Q2563203 Arquivologia

A carta para a preservação do patrimônio arquivístico digital brasileiro, elaborada em 2005 pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conarq, com o apoio da Unesco, visava alertar os governos, as organizações públicas e privadas, as instituições de ensino e pesquisa e todos os setores da sociedade brasileira comprometidos com a inclusão informacional. Considerando esse instrumento e demais orientações/diretrizes emanadas pelo Conarq, analise as afirmações abaixo:


1. A dependência social da informação digital e a rápida obsolescência tecnológica são problemas que, se resolvidos adequadamente, podem contribuir para a perda de informação e de documentos digitais que não estarão disponíveis em outra forma.

2. Preservar documentos arquivísticos digitais não se limita ao uso de tecnologias, mas envolve também questões administrativas, legais, políticas e econômico-financeiras.

3. A emulação é uma das estratégias de preservação digital que tem como propósito transferir periodicamente materiais digitais de uma configuração de hardware/software para outra ou, de uma geração de tecnologia computacional para a geração seguinte.

4. A normalização de formatos é uma estratégia de preservação digital que tem como objetivo realizar a mudança da forma de apresentação de um documento para fins de acesso ou manutenção dos dados.

5. Um repositório arquivístico digital armazena e preserva documentos arquivísticos nas fases intermediária e/ou permanente, devendo gerenciar os documentos e metadados de acordo com as práticas e normas da arquivologia e protegendo as características do documento arquivístico.


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações INCORRETAS é:

Alternativas