A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é o processo por mei...
A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é o processo por meio do qual o nitrogênio (N2) presente na atmosfera é convertido em formas que podem ser utilizadas pelas plantas, sendo um dos processos naturais mais importantes do planeta, ao lado da fotossíntese. Sobre a FBN, analise as afirmativas abaixo.
I. As leguminosas (família Fabaceae) são as plantas que conseguem fixar mais eficientemente o nitrogênio atmosférico, de modo que algumas culturas, como a soja, se desenvolvem sem a aplicação suplementar de nitrogênio mineral.
II. As micorrizas, que são associações simbióticas entre fungos e raízes de determinadas plantas, proporcionam diversos benefícios às plantas, como a absorção de água e nutrientes pouco moveis no solo, como o fósforo, mas também conseguem fixar N atmosférico e disponibilizar quantidades significativas ao simbionte.
III. A FBN também pode ocorrer em gramíneas (família Poaceae), a exemplo do milho, pela associação com bactérias diazotróficas fixadoras de nitrogênio classificadas como endofíticas ou associativas, embora não haja a formação de nódulos como nas leguminosas.
IV. O cobalto é um micronutriente necessário para a FBN em leguminosas, pois é requerido para síntese da leghemoglobina, proteína importante para o funcionamento enzima nitrogenase. Todavia, o cobalto não é considerado essencial às plantas, sendo considerado apenas um elemento benéfico ao crescimento.
Marque a alternativa CORRETA: