As questões de números 1 a 6 referem-se ao texto abaixo.Ao ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q111195 Português
As questões de números 1 a 6 referem-se ao texto abaixo.
Ao contrapor conceitos herdados e intelectualismos abstratos, de um lado, e a sensibilidade para com o processo do devir, de outro, a autora afirma a opção de Sérgio Buarque de Holanda
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não entendi a  segunda parte da resposta "teoria inflexível e da especulação vazia"  !?
[respondendo à Bianca...minha opinião, posso estar enganado]

Realidade fugidia = aquela que está nas entrelinhas. Que escapa daquele que segue a literalidade dos relatos da história tradicional.

teoria inflexível e especulação vazia = inflexível é aquela 'pronta e acabada', que nao se discute. Especulação vazia é aquela desnecessária, sem razão de ser... 
Conforme o texto, Holanda acreditava que o historiador tinha de estudar o passado para fins de apreender meios de mudança social.
Não era uma especulação vazia, portanto, mas motivada.

Grande abraço.
Na alternativa (A), o pensamento de Sérgio Buarque de Holanda não deixava de ser metódico, mas o texto traz uma visão nova da ideia de historiar, assim não é algo consagrado.
Na (B), não há contraste entre arte e filosofia.
Na (C), novamente há um contraste enganoso. Não houve no texto oposição entre "trabalho braçal" e "intelectual".
Na (D), também não houve contraste entre passado e futuro. Além disso, em nenhuma parte do texto foi informado que se pode fazer uma leitura segura do passado em relação ao futuro, que não pode ser previsto.
A alternativa (E) é a correta, pois o autor focava seu estudo nos pormenores significativos, no fragmentário, no não-determinante, no secundário. Assim, entendemos a relação com "apreensão da realidade fugidia e instável". Tudo isso em detrimento de uma teoria que pudesse fugir da realidade, por isso classificada como inflexível e de especulação vazia, pois "Os caminhos institucionalizados escondiam os figurantes mudos e sua fala", "falavam a linguagem do poder", "da ideologia dos interesses estabelecidos".
Fonte: PORTUGUÊS P/ FUND. CARLOS CHAGAS (TEORIA E QUESTÕES COMENTADAS) PROFESSOR: DÉCIO TERROR
Sucesso a todos!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo