[...] Pesquisas mostraram baixo stress em advogados de...
Em segundo lugar, stress não é necessariamente uma coisa ruim. Pode ser boa. O ato de criação pode ser estressante. Tarefas desafiadoras podem ser estressantes e boas. Portanto, evitar o stress pode significar distanciar-se de realizações. Entrar nas universidades de primeira linha é dificílimo. Mas é nelas que se concentram as melhores cabeças e de onde saem as melhores ideias e inovações. É por isso que ouvimos falar tanto de Harvard ou Stanford. [...]
(Cláudio de Moura Castro – Veja, 23 de agosto de 2011.)
De acordo com o tipo textual apresentado, uma ________________ é construída utilizando para isso, como recurso, _________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA B
Todo e qualquer texto argumentativo: visa ao convencimento de seu ouvinte/leitor. Por isso, ele sempre se baseia em uma tese, ou seja, o ponto de vista central que se pretende veicular e a respeito do qual se pretende convencer esse interlocutor. Nos gêneros argumentativos escritos, sobretudo, convém que essa tese seja apresentada, de maneira clara, logo de início e que, depois, através duma argumentação objetiva e de diversidade lexical seja sustentada/defendida, com vistas ao mencionado convencimento.
Exemplificação ou Ilustração: a exemplificação consiste no relato de um pequeno fato (real ou fictício). Esse recurso argumentativo é amplamente usado quando a tese defendida é muito teórica e carece de esclarecimentos com mais dados concretos.
Gabarito "B"
Há dois tipos de argumentação:
Argumentação por citação: sempre que queremos defender uma ideia, procuramos pessoas ‘consagradas’, que pensam como nós acerca do tema em evidência. Apresentamos no corpo de nosso texto a menção de uma informação extraída de outra fonte (citação de autoridade: autor consagrado).
Argumentação por comprovação (exemplificação): A sustentação da argumentação se dará a partir das informações apresentadas (dados, estatísticas, percentuais) que a acompanham. Esse recurso é explorado quando o objetivo é contestar um ponto de vista equivocado ou apresentar exemplos para ratificar as teses de argumentação.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-argumentacao.htm
GAB: B
Logo identificamos que é uma argumentação, pois o autor defende a ideia que o stress também pode trazer coisas boas, e para reforçar seu ponto de vista, dá os exemplos do segundo parágrafo.
Confesso que ao especificar "tipo textual" fui levado a compreender os Tipos Textuais clássicos (Narração, Dissertação, Descrição e Injunção). Sob esse aspecto senti-me obrigado a considerar a diferença entre tipos e gêneros, sendo no caso a assertiva "B" a correta pela banca, entendo que a banca tenha considerado o gênero sem diferenciar entre tipos e gêneros.
IDECAN = ARGUMENTATIVO
rs
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo