INSTRUÇÃO: Releia o trecho a seguir, para responder às quest...
INSTRUÇÃO: Leia o texto I, a seguir, para responder às questões de 1 a 10.
Texto I
Esqueça o medo: a tecnologia transformou a odontologia
“Ter essa tecnologia em mãos é fundamental para que o profissional possa se concentrar no paciente e na realização dos procedimentos com perfeição”, explica o dentista Sergio Correia, especialista em Dentística Restauradora e Periodontia
Quase 15% dos brasileiros não visitaram um dentista por ter medo, seja dos barulhos feitos pelas turbinas ou mesmo da agulha usada para anestesias. Trata-se da segunda razão mais citada para não procurar um profissional da Odontologia, conforme uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), com dados de 2014. O medo supera até mesmo a falta de tempo e de recursos financeiros, perdendo apenas para a resposta “não tenho necessidade”.
Embora o medo esteja entre as principais razões para evitar as consultas, a evolução da tecnologia tornou mais seguros, simples e indolores os procedimentos realizados na Odontologia, até mesmo os mais complexos. Já existem equipamentos modernos e de alta tecnologia, que permitem oferecer mais precisão nos tratamentos e conforto ao paciente, tanto durante a consulta quanto no pós-operatório.
“Cada vez mais, os tratamentos e procedimentos usados visam aumentar a eficiência para se tornarem minimamente invasivos. Em outras palavras, oferece-se um tratamento mais seguro, com uma recuperação mais rápida e com mais conforto durante o procedimento”, explica o dentista Sergio Correia, especialista em Dentística Restauradora e Periodontia, que atende em sua clínica, em Curitiba.
Entre os equipamentos usados para oferecer mais conforto, encontram-se o The Wand, uma anestesia eletrônica, responsável por controlar o fluxo do anestésico aplicado, reduzindo o incômodo e os efeitos colaterais; o CVDentus, um sistema que usa o movimento ultrassônico para remover materiais dentários de forma minimamente invasiva – técnica muito aplicada nos preparos das facetas de porcelana por serem menos traumáticos.
A evolução está até mesmo na cadeira de atendimento, totalmente controlada por Ipad e conta com diversos itens para a segurança e conforto, como câmera intraoral, esteira de massagem, seringa com água aquecida e kit multimídia. “Ter essa tecnologia em mãos é fundamental para que o profissional possa se concentrar no paciente e na realização dos procedimentos com perfeição”, explica Correia, que também atua como professor da Associação Brasileira de Odontologia Seção Paraná.
[...]
DINO. Esqueça o medo: a tecnologia transformou a Odontologia. Exame.com. Disponível em: <http://migre.me/vobP6>. Acesso em: 22 ago. 2016 [Fragmento] (Adaptação).
INSTRUÇÃO: Releia o trecho a seguir, para responder às questões 4 e 5.
“Embora o medo esteja entre as principais razões para evitar as consultas, a evolução da tecnologia tornou mais seguros, simples e indolores os procedimentos realizados na Odontologia, até mesmo os mais complexos.”
A conjunção destacada no trecho anterior liga orações que são dependentes do ponto de vista sintático.
Assinale a alternativa que apresenta a ideia expressa por essa conjunção nesse contexto.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Concessão
O tema central desta questão é a identificação do tipo de relação estabelecida pela conjunção "embora" entre as orações no trecho fornecido. Para isso, é essencial compreender a função da conjunção no contexto da frase. No estudo da Morfologia, as conjunções são palavras que conectam orações ou termos de uma mesma oração, indicando a relação entre eles.
No caso específico, a conjunção "embora" é uma conjunção subordinativa concessiva. Ela introduz uma oração que expressa uma ideia de concessão, ou seja, uma ideia de contraste em que mesmo diante de uma situação adversa, a ação ou situação principal ocorre. Assim, "embora o medo esteja entre as principais razões para evitar as consultas", ainda assim, "a evolução da tecnologia tornou mais seguros, simples e indolores os procedimentos realizados na Odontologia".
Justificativa das alternativas:
A - Causa: A alternativa está incorreta porque a conjunção "embora" não indica causa, mas sim uma contraposição. Conjunções causais introduzem uma razão ou motivo para o que ocorre na oração principal, como "porque" ou "já que".
B - Tempo: Esta alternativa está incorreta, já que conjunções temporais estabelecem uma relação de tempo entre as orações, como "quando" ou "enquanto". No trecho, "embora" não estabelece essa relação de tempo.
D - Conclusão: A alternativa está incorreta porque conjunções conclusivas, como "portanto" ou "logo", indicam que a segunda oração é uma conclusão lógica da primeira. "Embora" não estabelece uma relação de conclusão.
Portanto, a única alternativa correta é a C, pois a conjunção "embora" expressa uma ideia de concessão, contrastando duas ideias.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo