Um servidor de 45 anos procura uma unidade de pronto atendi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1992923 Medicina
Um servidor de 45 anos procura uma unidade de pronto atendimento, por quadro de náuseas e vômitos há 3 dias. Em seu antecedente, tratamento com fluoxetina iniciada há 30 dias, por transtorno depressivo. Ele não apresenta outros antecedentes mórbidos. Ele não faz uso de outros medicamentos, tampouco ingere bebidas alcóolicas. O exame físico é sem particularidades – pressão arterial 120 x 80mmHg, ausência de edema em membros inferiores. Após avaliação, você conclui por uma possível síndrome de secreção inapropriada do hormônio antidiurético, de origem medicamentosa.
Assinale a opção que indica o achado laboratorial característico desse diagnóstico.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - hiponatremia com osmolaridade sérica baixa e sódio urinário > 40 meq/L.

Tema central: A questão aborda a Síndrome de Secreção Inapropriada do Hormônio Antidiurético (SIADH), uma condição onde há uma produção excessiva de hormônio antidiurético (ADH), levando à retenção de água e, consequentemente, à hiponatremia (níveis baixos de sódio no sangue).

Explicação da alternativa correta:

Na SIADH, uma das características laboratoriais principais é a hiponatremia associada à osmolaridade sérica baixa. Além disso, o corpo continua a eliminar sódio na urina, indicando uma concentração de sódio urinário geralmente alta, superior a 40 meq/L. Este quadro de hiponatremia com osmolaridade sérica baixa e sódio urinário elevado é o que define corretamente a SIADH, por isso a alternativa B é a correta.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - A hiponatremia com osmolaridade sérica alta não é típica da SIADH. Na SIADH, a osmolaridade sérica é baixa, uma vez que a retenção de água dilui o sangue.
  • C - A osmolaridade urinária menor que 100 mosm/L não é característica de SIADH. Na SIADH, a osmolaridade urinária é geralmente alta devido à ação do ADH.
  • D - Hipernatremia com osmolaridade sérica baixa é um quadro incoerente, uma vez que hipernatremia indica níveis elevados de sódio no sangue, o que não ocorre na SIADH.
  • E - Hipernatremia com osmolaridade sérica normal e sódio urinário baixo também não corresponde à SIADH, pois esta condição não causa hipernatremia.

Compreender a fisiopatologia e as características laboratoriais da SIADH é essencial para responder corretamente questões como esta. Recomendo revisar o mecanismo de ação do hormônio antidiurético e suas consequências no equilíbrio hídrico e eletrolítico do corpo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As principais alterações no SIADH são:

  1. Hiponatermia
  2. Osmolaridade sérica diminuída
  3. Euvolemia clínica
  4. Sódio urinário > 40 mEq/L

Quem quiser estudar mais, estou disponibilizando meus flashcards gratuitamente nesse link: https://www.brainscape.com/p/4EQ9O-LH-CMXLS

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo