O efeito adverso mais significativo da terapia com metformin...
O efeito adverso mais significativo da terapia com metformina é o risco potencial de desenvolvimento de acidose láctica em pacientes com maior susceptibilidade. Apesar de se tratar de um evento raro, a taxa de mortalidade é em torno de 50% nos casos relatados. No entanto, em quase todos estes casos a acidose láctica ocorreu porque uma ou mais contra-indicações ao uso de metformina foram negligenciadas. Quaisquer fatores que provoquem redução da excreção de metformina ou aumento dos níveis séricos de lactato são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de acidose láctica. Considere os cuidados que devem ser tomados pelo médico Radiologista em relação aos pacientes em uso de metformina, analise as afirmativas abaixo e dê os valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Recomenda-se interromper o uso de metformina 24 horas antes e 48 horas após a administração de meio de contraste venoso paramagnético (gadolíneo).
( ) O meio de contraste venoso iodado pode causar lesão renal em pacientes com insuficiência renal aguda e em pacientes com doença renal crônica avançada (estágios IV ou V).
( ) Em pacientes sem evidências de insuficiência renal aguda e com taxa de filtração glomerular ≥ 30 mL/ min/1,73m², não há necessidade de suspender o uso de metformina antes ou após a administração de meio de contraste venoso iodado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.