A DHEG é a doença mais importante em Obstetrícia, incidindo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1145786 Enfermagem

A DHEG é a doença mais importante em Obstetrícia, incidindo em cerca de 10% das primíparas. É a maior causa de mortalidade materna e perinatal. O alto risco de morte materna exige a rápida tomada de decisões e medidas adequadas para o controle e estabilização do quadro convulsivo. Sobre o assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) A DHEG é observada com maior frequência na raça negra, em obesas e tabagistas. Tem como sinais de alerta o edema de face e das mãos, aumento de peso maior ou igual a 500 gramas por semana; elevação da pressão sanguínea sistólica de 30 mmHg, ou na diastólica de 15 mmhg; proteinúria; limitação no movimento dos dedos das mãos; formigamento nos braços.

( ) Pode manifestar-se de forma isolada, sem antecedentes de hipertensão crônica ou sobreposta a uma doença hipertensiva subjacente. O diagnóstico é feito a partir da 16ª semana, mas principalmente por volta da 32ª semana de gestação na presença da tríade clássica.

( ) A pré-eclâmpsia é um distúrbio progressivo encontrado apenas na gestação, caracterizado por hipertensão, proteinúria, edema generalizado e convulsões.

Alternativas