A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelag...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q930447 Engenharia de Software
A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração. Selecione a afirmativa verdadeira sobre os diagramas que compõem a UML, conforme definições da UML 2.0:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - O formato utilizado para o nome de um objeto, no diagrama de objetos, é: nome do objeto: nome da classe.

Para resolver questões sobre UML, é essencial ter um entendimento sólido sobre seus diagramas e a notação padrão utilizada. A UML é uma linguagem visual que ajuda na documentação e no projeto de sistemas de software, onde cada tipo de diagrama tem um propósito específico dentro do ciclo de desenvolvimento. Agora, vamos explorar por que a alternativa C está correta:

Diagrama de Objetos: Um diagrama de objetos é uma variação do diagrama de classes, e é usado para ilustrar instâncias de classes - ou seja, objetos - e as relações entre eles. No diagrama de objetos, cada objeto é representado com um nome e o tipo de classe ao qual ele pertence, geralmente na forma "nome do objeto: nome da classe". Esta notação é importante pois ajuda a diferenciar os objetos uns dos outros e a identificar a classe à qual se referem, fornecendo clareza e precisão ao modelo.

As outras alternativas são incorretas porque:

  • Alternativa A: Em um diagrama de objetos, os objetos geralmente têm dois compartimentos: um para o nome e outro para os valores dos atributos. Operações não são tipicamente mostradas em diagramas de objetos, pois eles representam um estado específico num ponto no tempo.
  • Alternativa B: No diagrama de classes, uma classe é representada com três compartimentos: nome da classe, atributos e métodos (ou operações). A palavra "identificador" não é usada nesse contexto.
  • Alternativa D: O diagrama de classes mostra a estrutura estática do sistema, incluindo classes, seus atributos, métodos e relações entre elas; não descreve como o sistema será utilizado. Essa descrição é mais apropriada para o diagrama de casos de uso.
  • Alternativa E: Embora esteja correto que um caso de uso representa uma funcionalidade do sistema e um ator interage com o sistema, o erro está na afirmação de que os diagramas de caso de uso ilustram o relacionamento entre atores e as classes. Na verdade, eles ilustram o relacionamento entre atores e os casos de uso do sistema, não as classes diretamente.

Portanto, a alternativa C é a única que descreve corretamente a notação padrão de um objeto em um diagrama de objetos na UML 2.0.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB - C


A) Um objeto, no diagrama de objetos, possui 3 compartimentos: nome, valores e operações. ERRADO: SÓ 2 COMPARTIMENTOS. NOME E ATRIBUTOS.


B) Uma classe, no diagrama de objetos, possui 3 compartimentos: identificador, métodos e operações. ERAADO: IDENTIFICADOR ATRIBUTOS E OPERAÇÕES.


C) O formato utilizado para o nome de um objeto, no diagrama de objetos, é: nome do objeto: nome da classe. CERTO


Complementando a resposta:



d) O diagrama de classes apresenta uma descrição de como o sistema será utilizado, fornecendo uma visão natural de alto-nível das funcionalidades do sistema, permitindo seu entendimento por analistas e usuários.

O diagrama preferível para entendimento dos usuários é o diagrama de casos de usos.


e) Um caso de uso representa uma função (funcionalidade) do sistema. Já um ator é alguém ou alguma coisa que deve interagir com o sistema, ou seja, descreve o ambiente externo ao sistema. Diagramas de caso de uso são elaborados para ilustrar o relacionamento entre atores e as classes que compõem o sistema.

Diagramas de casos de uso são utilizados para o ambiente INTERNO ao sistema, para representar a iteração de um ambiente externo usando um ator( representando um sistema) interagindo com o nosso sistema.

A letra e) gerou dúvidas.

 

Segundo Booch, " Os casos de uso representam uma visão EXTERNA do sistema. Como tal, não espere quaisquer correlações entre eles (casos de uso) e as classes dentro do sistema".

 

Obs.: Acho que o erro não é a palavra "externa", mas quando diz "relacionamento entre atores e a classes". 

.

.

.

At.te

Foco na missão ❢

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo