O período monárquico brasileiro aconteceu entre os anos de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1730940 História
O período monárquico brasileiro aconteceu entre os anos de 1822, ano da independência do pais, até 1889, quando foi proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil. Em 1831, por ter sua popularidade comprometida com a derrota na Guerra da Cisplatina, além de políticas impopulares tidas como tendenciosas à comunidade portuguesa, força D. Pedro I a abdicar a favor de seu filho de cinco anos de idade, o futuro D. Pedro II. Por não ter idade para assumir o trono, instituise um regime de regência que vai até 1840, o período de regência teve diversas fases. São elas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O período monárquico brasileiro estendeu-se desde a independência do país em 1822 até a proclamação da República em 1889. D. Pedro I, após enfrentar uma série de problemas que abalaram sua popularidade, tais como a derrota na Guerra da Cisplatina e a adoção de políticas impopulares favoráveis à comunidade portuguesa, viu-se forçado a abdicar em 1831. Ele abdicou em favor de seu filho, D. Pedro II, que na época tinha apenas cinco anos de idade.

Devido à menoridade de D. Pedro II, não sendo ele capaz de governar, um regime de regência foi instaurado. Esse período foi marcado por várias fases distintas até a maioridade antecipada de D. Pedro II em 1840. As fases do período regencial foram:

  • Regência Trina Provisória
  • Regência Trina Permanente
  • Regência Una de Diogo Antônio Feijó
  • Regência Una de Araújo Lima

Essas regências representam a organização política que o Brasil adotou para manter a governabilidade até que o herdeiro estivesse apto a assumir o trono. A alternativa correta e que reflete estas fases é a C, que menciona as duas regências trinas – inicialmente provisória e depois permanente – seguidas pelas regências unas de Diogo Antônio Feijó e Araújo Lima.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C) Regência Trina Provisória, Regência Trina Permanente, Regência Una de Diogo Antônio Feijó e Regência Una de Araújo Lima.

Não tem o que explicar muito aqui, pois é muito complexo, então é necessário saber que foi "Regencia provisória, Regência permanente, Diogo e Araújo".

Complemento...

Regência Trina Provisória (1831)

Regência Trina Permanente (1831-1834)

Regência Una de Feijó (1835-1837)

Regência Una de Araújo Lima (1837-1840)

Bons estudos!

VEM, PMES!!!

VEM, PMRJ !!!!

Trina Provisória

Trina Permanente

Una de Feijó

Una de Araújo Lima

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo