A análise custo-benefício (ACB) é usada frequentemente por ...
A análise custo-benefício (ACB) é usada frequentemente por governos e outras organizações, como empresas do setor privado, para avaliar a conveniência de uma política determinada. Com referência a esse assunto, julgue o item a seguir.
A ACB permite averiguar se os projetos são ou não
rentáveis, comparando-se os fluxos atualizados de benefícios
e os custos previstos em sua implementação.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Segundo PALUDO (2013), política pública é um “conjunto de meios, decisões e ações, que congregam diferentes atores e concentram esforços, utilizados pelos governos com vistas a mudar uma realidade, efetivar direitos e atender necessidades público-sociais". Com isso, o processo de criação de políticas públicas consiste em sete fases essenciais: identificação do problema, formação da agenda, formulação de alternativas, tomada de decisão, implementação, avaliação e extinção. A questão aborda especificamente a fase de avaliação.
Na fase de Avaliação de Políticas Públicas, está em jogo a análise do grau em que uma política pública está atingindo os seus objetivos. A avaliação consiste na mensuração e análise antes, durante e após execução dos efeitos produzidos na sociedade pelas políticas públicas. Assim, a avaliação nos possibilita decidir quanto à manutenção, encerramento ou aperfeiçoamento da política pública.
Esse processo de avaliação, contempla uma análise custo-benefício e uma análise custo-efetividade. A análise de custo-benefício considera a relação monetária em que a política é viável se os benefícios forem maiores que os custos. Já na análise custo-efetividade uma política será viável quando proporciona maior efetividade, maior número de benefícios em face dos recursos disponíveis, ou seja, quando os resultados proporcionarem maiores impactos na sociedade. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta.
GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".
FONTE:
PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab. certo
Análise de Custo-Benefício (ACB) Preliminar (ou indicativa): exercício de avaliação da viabilidade socioeconômica obtido na fase de planejamento do projeto, utilizando dados paramétricos de custos e estimativas preliminares de benefícios e de demanda.
https://www.gov.br ›
certo
Gabarito: C
Na análise custo-benefício tem-se uma relação direta entre benefíciosXcustos; ou seja, procura averiguar se uma política pública foi eficiente: há viabilidade quando os benefícios superam os custos.
Na análise custo-efetividade procura-se averiguar se determinada política pública trouxe impacto gerado diretamente à sociedade: há viabilidade quando a política pública proporciona maior efetividade.
A redação da alternativa parece-me equivocada, pois uma coisa é levantar o custo x retorno a sociedade da política ou coisa bem diferente é falar em ser rentável, uma vez que no âmbito público não existe a figura do lucro, nem sempre um programa que é rentável ele trás retornos sociais.
Bom o ideal era na alternativa constar viabilidade ou retorno socioeconômico.
análise custo-benefício: eficiência
análise custo-efetividade: efetividade
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo