Sobre padrões de projeto é correto afirmar que:

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Sobre padrões de projeto é correto afirmar que:
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Alternativa correta: D

Os padrões de projeto são soluções reutilizáveis para problemas comuns encontrados no desenvolvimento de software. Eles ajudam a tornar a arquitetura de um framework adequada a várias aplicações, minimizando a necessidade de modificações extensivas.

Vamos agora analisar cada uma das alternativas, justificando a correta e explicando as incorretas.

Alternativa A: São considerados padrões estruturais: Adapter, Bridge e Builder.

Essa alternativa está incorreta porque o padrão Builder não é um padrão estrutural, mas sim um padrão de criação. Os padrões estruturais incluem Adapter, Bridge, Composite, Decorator, Facade, Flyweight e Proxy.

Alternativa B: São considerados padrões de criação: Abstract Factory, Prototype e Composite.

Esta alternativa é incorreta porque o Composite é um padrão estrutural, não de criação. Os padrões de criação são Abstract Factory, Builder, Factory Method, Prototype e Singleton.

Alternativa C: Os padrões "GoF" são organizados em 3 famílias: Padrões de criação, Padrões estruturais e Padrões arquiteturais.

Esta alternativa está incorreta porque os padrões "GoF" (Gang of Four) são organizados em três categorias: Padrões de Criação, Padrões Estruturais e Padrões Comportamentais. Não existe uma categoria formalmente chamada de "Padrões Arquiteturais" nessa classificação.

Alternativa D: Os padrões ajudam a tornar a arquitetura de um framework adequada a aplicações diferentes, minimizando a necessidade de modificações.

Esta é a alternativa correta. Padrões de projeto são projetados para fornecer soluções para problemas recorrentes e tornam a arquitetura mais flexível e adaptável a diferentes situações, o que reduz a necessidade de modificações significativas.

Alternativa E: Um padrão de projeto descreve a arquitetura de um sistema orientado a objetos, os tipos de objetos e as interações entre os mesmos. Ele pode ser vislumbrado como o esqueleto – template – de uma aplicação que pode ser customizado pelo programador e aplicado a um conjunto de aplicações de um mesmo domínio.

Embora essa descrição seja parcialmente correta, ela é confusa e imprecisa. Um padrão de projeto não descreve a arquitetura completa de um sistema, mas sim soluções específicas para problemas específicos. Além disso, padrões de projeto são aplicáveis a diferentes domínios, não apenas a um conjunto restrito de aplicações de um mesmo domínio.

Espero que essas explicações tenham sido úteis para entender melhor os padrões de projeto e como eles são classificados e utilizados. Continue estudando e praticando, e em caso de dúvidas, não hesite em perguntar!

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Comentários

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Quem não tem acesso: --> D

A ) São considerados padrões estruturais: Adapter, Bridge e Builder (CRIACIONAL).


B) São considerados padrões de criação: Abstract Factory, Prototype e Composite (ESTRUTURAL).


C) Os padrões "GoF" são organizados em 3 famílias : Padrões de criação, Padrões estruturais e Padrões arquiteturais (COMPORTAMENTAIS). 


E) Um padrão de projeto descreve a arquitetura de um sistema orientado a objetos, os tipos de objetos e as interações entre os mesmos. Ele pode ser vislumbrado como o esqueleto – template – de uma aplicação que pode ser customizado pelo programador e aplicado a um conjunto de aplicações de um mesmo domínio(Não pode ser considerado um padrão de projeto trecho de códigos específicos, mesmo que para o seu criador ele reflita um padrão, que soluciona um determinado problema, porque os padrões devem estar a um nível maior de abstração e não limitado a recursos de programação. Um padrão de projeto nomeia, abstrai e identifica os aspectos chaves de uma estrutura de projeto comum para torna-la útil para a criação de um projeto orientado a objetos reutilizável).

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Padr%C3%A3o_de_projeto_de_software

https://www.devmedia.com.br/design-patterns-padroes-gof/16781

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