A análise custo-benefício (ACB) é usada frequentemente por g...
A análise custo-benefício (ACB) é usada frequentemente por governos e outras organizações, como empresas do setor privado, para avaliar a conveniência de uma política determinada. Com referência a esse assunto, julgue o item a seguir.
Os planos operacionais representam a materialização das
decisões estratégicas e táticas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O planejamento pode ser dividido em Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. O Planejamento Estratégico está voltado para o longo prazo e para o macroambiente (cenários políticos, econômicos, sociais, ambientais, legais) em que a empresa está inserida. O Planejamento Tático está voltado para o médio prazo e aborda questões ligada a cada área da empresa, como logística, gestão de pessoas, finanças e TI. O Planejamento Operacional está voltado para o curto prazo e para o microambiente, para as rotinas diárias, ou seja, para a operação da empresa, como ela opera determinado maquinário, como os empregados atendem ao público. Ou seja, cabe ao planejamento operacional botar em prática as decisões tomadas nas outras etapas do planejamento
Em face do exposto, a afirmativa está de acordo com a função do planejamento operacional.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: CERTO
O planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia – trata-se de um conjunto de grandes decisões tomadas pelo grupo diretivo. Os planos táticos se dão normalmente no nível gerencial e geralmente consistem em operacionalizar as grandes decisões estratégicas. Já os planos operacionais representam a materialização das decisões estratégicas e táticas.
FONTE: QC.
certo
CERTO
Os planos operacionais são um conjunto de ações e atividades específicas necessárias para a implementação das estratégias e táticas definidas em um plano de ação.
Eles apresentam detalhadamente como os objetivos serão alcançados, quais os recursos necessários e quais os responsáveis pelas atividades.
Assim, pode-se dizer que os planos operacionais são a materialização das decisões estratégicas e táticas, uma vez que detalham as ações concretas que serão executadas para colocar em prática as estratégias e táticas estabelecidas.
Os planos operacionais representam a materialização das decisões estratégicas e táticas.
Estratégico = Alto escalão; diretores; supervisores;
Tático = Gestores; analistas; especialistas;
Operacional = Técnicos; assistentes; auxiliares.
Assim funciona em empresas privadas e é bem parecido na administração pública.
Ou seja, decisões estratégicas e táticas refletem em planos operacionais, restando a eles executar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo