Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D
Vamos explorar o conceito por trás da alternativa correta. A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação que utiliza "objetos" para modelar aplicações. Estes objetos são instâncias de "classes", que podem conter dados, na forma de campos (frequentemente conhecidos como atributos ou propriedades), e códigos, na forma de procedimentos (muitas vezes conhecidos como métodos).
O que a alternativa D afirma é que a POO se contrasta com a programação procedural ou estruturada em um ponto fundamental: na conexão entre a estrutura de dados e comportamento. Na programação procedural, as estruturas de dados e as funções que operam sobre elas estão fracamente conectadas. Isso significa que as funções são projetadas para operar com dados que são passados a elas, e não estão intrinsecamente ligadas a uma estrutura de dados específica.
Por outro lado, na POO, os métodos (comportamentos) são fortemente vinculados às estruturas de dados (atributos) dentro de uma classe. Isso reflete o conceito de "encapsulamento", um dos pilares da POO, que busca manter juntos dados e comportamentos que manipulam esses dados. Isso é mais do que simplesmente uma questão de proximidade física no código-fonte; é uma questão de escopo e de visibilidade, onde os métodos têm acesso direto aos dados da sua classe e são parte integrante da definição da classe.
Outros conceitos importantes da POO incluem herança, que permite que uma classe herde comportamento e atributos de outra; polimorfismo, que permite que objetos sejam tratados como instâncias de suas classes pais; e abstração, que permite a criação de classes que representam conceitos genéricos e abstratos.
Portanto, a correta é a alternativa D, porque de fato a POO se contrapõe à programação estruturada na forma como dados e comportamentos são integrados e inter-relacionados dentro de uma unidade coesiva chamada "objeto".
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quem não tem acesso: --> D
orientação a objetos contrasta com a programação estruturada, na qual a estrutura de dados e o comportamento são fracamente conectados;
fonte: https://morettic.com.br/wp2/poo/poo-encapsulamento/
A = Definição de Constante
B = Definição de Sobrecarga
C = Definição de Encapsulamento
E = Método destrutor libera a memória quando não for mais ser usada/não existir
GABARITO D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo