Homem, 42 anos, com hábito alcoólico crônico e tabagista, fo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2133341 Nutrição
Homem, 42 anos, com hábito alcoólico crônico e tabagista, foi admitido na emergência do Hospital Geral do Estado com quadro de icterícia (3+/4+), diarreia com coloração esverdeada acompanhada de náuseas e vômitos. Na admissão, relatava fraqueza e astenia importantes. Dados antropométricos: altura: 1,72 m; peso atual: 56,5 Kg; e peso seco atual: 45,9 kg. Exames complementares: AST: 138 U/L (Referência: 15-39 U/L); ALT: 112 U/L (Referência: 8-37 U/L); Bilirrubina total: 1,8 mg/dL (Referência: 0-1 mg/dL); Albumina: 2,0 mg/dL (Referência: 3,4-5,0 mg/dL). Diagnóstico clínico e nutricional:  cirrose hepática e desnutrição grave No âmbito da atenção nutricional, dadas as recomendações a pacientes com cirrose hepática e desnutrição grave,
  I. Oferta energética entre 35 kcal/kg e 40 kcal/kg de peso corporal seco por dia, podendo ser de até 45 kcal/kg de peso corporal seco em casos mais graves, no qual há indicação de transplante, com o objetivo de melhorar o estado nutricional.  II. Consumo de proteínas de 0,8 g/kg a 1,0 g/kg de peso corporal seco por dia. III. A utilização de sal de cozinha (NaCl - cloreto de sódio) somente deve ser restrita quando houver retenção hídrica evidenciada pela presença de ascite e edema. Nesses casos, a ingestão deve ser de, aproximadamente, 2.000 mg de sódio por dia. IV. Dietas com restrição proteica, com o objetivo de evitar a precipitação de encefalopatia hepática.
verifica-se que estão corretas 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A hepatopatia crônica, independentemente da sua etiologia, envolve um processo de destruição progressiva e regeneração do parênquima hepático, levando a fibrose hepática e cirrose. As causas mais comuns de cirrose são uso abusivo de álcool e hepatite viral, embora a doença hepática gordurosa não alcoólica surja como etiologia cada vez mais importante.

Considerando as diretrizes mais recentes da ESPEN para doenças hepáticas, vamos analisar as afirmativas:

I. ERRADO – a oferta energética para pacientes com cirrose, desnutrição e depleção muscular deve ser entre 30 e 35 kcal/kg de peso por dia.

II. ERRADO – a oferta de proteínas para pacientes com cirrose, desnutrição e depleção muscular deve ser de 1,5 g/kg por dia.

III. CERTO – a restrição de sódio pode comprometer a palatabilidade da dieta.

IV. ERRADO – dietas com restrição proteica não são recomendadas, uma vez que podem aumentar o catabolismo muscular.

Gabarito do Professor: sugere-se anulação da questão, pois não há alternativa correta
Gabarito da banca: LETRA A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Uma observação: A quantidade de energia recomendada nos casos de Cirrose com Desnutrição e Sarcopenia é de 30 a 35 kcal/kg/dia, e a quantidade de proteína é de 1,5g/kg/dia. (ESPEN)

@nutricaoconcurso

 A dieta oral de  com desnutrição e depleção muscular deve fornecer 30 a 35 kcal/kg/dia e 1 a 1.5 g/kg/dia de proteína.

Acredito que a recomendação utilizada pela questão foi a de Cuppari (4ª edição).

Eles recomendam para CIRROSE DESCOMPENSADA COM DESNUTRIÇÃO: 35 A 50 kcal/kg/dia

(Referência: CUPPARI/ 4ª edição/ pág 435)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo