Apesar de sua baixa eficácia na resolutividade do tratament...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674588 Fonoaudiologia
Em um dos dias de atendimento ao grupo de gestantes, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) deparou-se com uma mãe com infecção urinária avançada e com riscos de parto prematuro. 

Acerca desse caso, julgue os itens a seguir. 
Apesar de sua baixa eficácia na resolutividade do tratamento, o projeto terapêutico singular é a melhor forma para aumentar o grau de corresponsabilidade dos profissionais com relação ao caso.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão apresentada, é importante compreender o papel do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o conceito de Projeto Terapêutico Singular (PTS).

O NASF é um apoio importante para as equipes de saúde da família, oferecendo suporte especializado e colaborando no cuidado integral dos pacientes. O PTS, por sua vez, é um plano de cuidados individualizado, voltado para atender as necessidades específicas de cada paciente, especialmente em casos complexos.

Gabarito: E - Errado

A afirmativa diz que o PTS, apesar de sua baixa eficácia na resolutividade do tratamento, é a melhor forma de aumentar a corresponsabilidade dos profissionais. Essa afirmação está errada por algumas razões:

  • O Projeto Terapêutico Singular não é caracterizado por baixa eficácia. Na verdade, ele é uma ferramenta muito eficaz quando bem elaborado e executado, justamente por ser personalizado e considerar a realidade e as necessidades do paciente.
  • O PTS visa sim aumentar a corresponsabilidade dos profissionais, mas ele faz isso por meio de uma abordagem eficaz e resolutiva, e não por sua suposta ineficácia.

Portanto, a alternativa é errada porque subestima o valor do PTS na promoção de um cuidado integral e eficaz.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo