A multiplicação via sementes de espécies cultivadas é fundam...
A multiplicação via sementes de espécies cultivadas é fundamental para a agricultura. Contudo, diversas espécies cultivadas apresentam sementes que, mesmo sendo viáveis, podem não germinar. Isso traz uma série de implicações práticas, por exemplo, dificuldade de assegurar uma determinada densidade de plantio em campo ou estabelecimento de plântulas em viveiros. Existem dois fenômenos que podem explicar o porquê de algumas sementes, mesmo viáveis, não germinarem: a dormência e a quiescência. Com relação a esses dois fenômenos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Quiescência é um estado de repouso que, estando viável a semente, é facilmente superável com o fornecimento de condições ambientais necessárias.
( ) A dormência primária se instala na fase de maturação da semente, sendo um fenômeno geneticamente programado para surgir, ou seja, é uma característica de determinada espécie.
( ) A dormência secundária pode ocorrer durante ou após a maturação, sendo induzida por algum fator ambiental.
( ) Os três principais mecanismos da dormência de sementes são: controle de entrada de água no interior da semente, controle do desenvolvimento do eixo embrionário e controle do equilíbrio de substâncias promotoras e inibidoras do crescimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.