Considerando o modelo macroeconômico IS/LM tradicional, julg...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2039214 Economia

Considerando o modelo macroeconômico IS/LM tradicional, julgue o item seguinte. 


Na situação de armadilha da liquidez, o Banco Central, na condição de autoridade monetária e reguladora do sistema financeiro nacional, perde totalmente a sua função de estímulo à economia.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre "armadilha da liquidez" e atuação da autoridade monetária (BCB), temas de Economia Monetária. Vamos verificar a assertiva:

"Na situação de armadilha da liquidez, o Banco Central, na condição de autoridade monetária e reguladora do sistema financeiro nacional, perde totalmente a sua função de estímulo à economia."

A situação de armadilha da liquidez ocorre quando as taxas de juros estão em um patamar muito baixo ou, mesmo, iguais a zero, pelo menos em termos reais. Neste contexto, os agentes econômicos optam pelo que se chama de "preferência pela liquidez" segundo a teoria keynesiana.

A preferência pela liquidez se caracteriza pelo desinteresse em aplicar recursos com o fim de obter um rendimento (juros), dessa forma os agentes econômicos demandam moeda para especulação, além da demanda para transação e precaução. O Banco Central (BCB), neste contexto, perde sua capacidade de estimular a economia via taxas de juros já que uma nova rodada de redução não impactará as decisões dos agentes econômicos.

Contudo, o BCB possui outros instrumentos de estímulo como, por exemplo, regras e regulamentos do mercado de crédito, taxa de redesconto para os bancos comerciais etc. O BCB, portanto, perde, parcialmente, a sua função de estímulo à economia na situação de armadilha da liquidez.

GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O conceito de armadilha de liquidez é atribuído a Keynes, e demonstra uma situação de mercado na qual a taxa de juros está em 0% ou muito próxima disso.

Quando isso ocorre, passa a não ser interessante para o investidor deixar o seu dinheiro aplicado. Dessa forma, os recursos acabam migrando do mercado financeiro para diversas formas de consumo.

Vejamos agora como funciona esse fenômeno, e o que ele pode ocasionar na economia. Acompanhe a leitura!

Para entendermos melhor a armadilha de liquidez, precisamos primeiro falar sobre 

A política monetária é o conjunto de ações adotadas pelo  para regular a circulação de moeda no mercado. Em última instância, a política monetária visa o controle da inflação que, quando alta demais, é prejudicial para a economia.

Uma das formas de controle da inflação é a taxa de juros. Normalmente, quando a inflação sobe, o governo aumenta a taxa de juros para tentar frear o consumo.

Por outro lado, em momentos de crise, para estimular a economia a taxa de juros é reduzida. Isso acaba baixando os preços e anima as pessoas a irem às compras.

Entendida a política monetária, vejamos agora o que, exatamente, causa a armadilha de liquidez.

Segundo Keynes, as pessoas têm uma tendência a preferir a liquidez. Isso significa que, se um investimento dá pouco retorno, a maioria opta por ter o dinheiro na mão.

E é exatamente isso o que acontece quando a taxa de juros está demasiadamente baixa. Nesse caso, as aplicações deixam de ser interessantes e o investidor retém os recursos.

A armadilha de liquidez ocorre justamente nesse ponto. Nem todo o dinheiro que não é investido, necessariamente, vai para o consumo. Chega um ponto em que não adianta mais baixar os juros para incentivar o consumo, e isso normalmente acontece em crises econômicas.

Quando uma economia está em crise, por mais baixos que estejam os preços, o consumidor, ou não terá condições, ou terá receio de gastar o seu dinheiro. Ou ainda, poderá ficar esperando pelo aumento das taxas para decidir se volta a investir.

FONTE: https://yubb.com.br/artigos/conceitos/armadilha-de-liquidez-como-esse-fenomeno-afeta-a-economia

Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2013 - MS - Economista

No que se refere ao modelo IS/LM, julgue os próximos itens.

Na situação de armadilha da liquidez, o Banco Central do Brasil perde sua capacidade de estímulo à economia por meio do canal dos juros, permanecendo, contudo, capaz de influenciar a economia pelo canal monetário. CERTO.

  • Justificativa:

"A política monetária convencional do Banco Central influência a taxa de juros de curto prazo. Portanto, na situação de armadilha da liquidez, o Banco Central do Brasil perde sua capacidade de estímulo à economia por meio do canal dos juros (de curto prazo).

No entanto, o Banco Central ainda pode influenciar a economia pelo canal monetário, realizando uma política monetária não convencional em que faz compras maciças de títulos de prazos mais longos para empurrar toda a curva de juros para baixo, fazendo com que os juros de médio e longo prazo caiam para estimular consumo e investimento. Além disso, o Banco Central pode inundar os bancos com reservas, seja adquirindo títulos de suas carteiras, seja facilitando o acesso às linhas de assistência de liquidez (redesconto), ou ainda reduzindo a taxa do recolhimento compulsório, para induzir o bancos a expandirem o crédito."

Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCE-ES Prova: CESPE - 2013 - TCE-ES - Analista Administrativo - Administração

Considerando o modelo macroeconômico IS/LM, assinale a opção correta.

A) Ainda que na situação de armadilha da liquidez, o Banco Central possui poder de influência sobre a economia. Um exemplo desse resultado é a política do quantitative easing. CORRETA.

Justificativa:

A política de quantitative easing está relacionada ao elevado aumento da base monetária por meio da compra de ativos financeiros do setor privado, visando a facilitar o acesso ao crédito dos agentes e estimular a economia. Em suma, trata-se de uma criação de moeda a níveis consideráveis. Na presença da armadilha da liquidez, as taxas de juros são tão baixas que qualquer expansão da base monetária será retida pelo público, mesmo sem alteração da taxa de juros. A demanda por moeda é infinitamente elástica em relação à taxa de juros. Como isso ocorre, a diminuição das taxas de juros costuma ser ineficaz nesses casos. A adoção do quantitative easing pode ser uma alternativa para estimular a economia.

ESSA QUESTÃO FOI ANULADA. QCONCURSOS TÁ ATRASADO EM CERTAS COISAS ALÉM DE CERTOS CONCURSOS NEM TER COMENTÁRIO DE PROFESSORES, MISERICÓRDIA.

FONTE: TECCONCURSOS

https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2271408

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo