Em relação aos agregados macroeconômicos e ao sistema de ba...
Em relação aos agregados macroeconômicos e ao sistema de balanço de pagamentos, julgue o próximo item.
O aumento da poupança externa é atribuído a uma agressiva
política comercial de estímulo às exportações e à
substituição de importações.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
"O aumento da poupança
Estimular exportações e substituir importações (em outras palavras, reduzir importações devido à produção interna dos mesmo bens) implica, em algum momento, na obtenção de superávits comerciais, isto é, a balança comercial se tornará positiva.
Tudo o mais constante (as outras rubricas que compõem as transações correntes), o saldo comercial positivo gerará superávit nas transações correntes (TC). Ora, sabemos que a poupança externa é o inverso do saldo nas TC, de forma que TC superavitária corresponde à poupança externa negativa.
Portanto, a política comercial agressiva mencionada no enunciado de estimular exportações e reduzir importações provocará a redução da poupança externa. Ou, alternativamente, provocará o aumento da poupança interna.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: ERRADO
MACROECONOMIA: POUPANÇA EXTERNA
* A poupança externa, ou seja, a poupança que um país recebe do exterior, é igual ao déficit em conta corrente, que, por sua vez, corresponde ao saldo comercial mais os rendimentos líquidos enviados ao exterior.
* A economia brasileira tem utilizado a estratégia de crescimento com poupança externa desde a implantação do plano real.
* Essa política tem provocado alterações na taxa de crescimento econômico por duas vias:
- A PRIMEIRA é a apreciação da taxa de câmbio
- A SEGUNDA é substituição da poupança interna pela externa.
* Estes dois mecanismos provocam perda de competitividade da indústria e diminuição na taxa de investimento interno, além de provocar aumento dos déficits na conta de transações correntes e aumentar a dependência externa do país.
* A análise dos fatores relacionados com a estratégia de crescimento pautado no uso excessivo de poupança externa demonstra que: a taxa de investimento interno não se altera consideravelmente como retrata a teoria convencional, pois a complementaridade da poupança interna pela externa não ocorre, mas há substituição entre elas.
* Assim, a taxa de investimento não aumenta em virtude do uso da poupança externa, causa apenas apreciação cambial e diminuição da poupança interna.
* Com o intuito de perceber esse fenômeno de forma empírica foi proposta uma abordagem com mecanismo de correção de erros.
* Os resultados encontrados para o Brasil entre 1995 e 2011 estão de acordo com a base teórica utilizada e demonstram que a poupança externa não complementa a interna.
* Além disso, a taxa de câmbio e a poupança interna demonstram ter importância significativa sobre o crescimento econômico de longo prazo.
https://hotwart.com/concurso-cgdf-2023-financas-e-controle/
Gab. E
Depende do saldo das outras contas que integram o computo das TC, como BC, BS, RP, RS, lembrando que:
- Balança Comercial (BC)
- Balança de Serviço (BS)
- Renda Primária (RP)
- Renda Secundária (RS)
- ---------------------------------
- Saldo do Balanço de Pagamentos em Transações Correntes (BPTC)
Assim, a Balança Comercial é apenas uma das contas utilizadas para se calcular o Saldo das Transações Correntes. Embora (X - M) some positivamente ao Saldo das Transações Correntes, a Balança de Serviços, Renda Primária e Secundária podem ser negativas e influenciar negativamente o Saldo das TC (BC + BS + RP + RS), refletindo em déficit em transações correntes, com aumento da poupança externa. De outro lado, se o somatório das contas for positivo, há superávit em TC, com diminuição da poupança externa.
O aumento da poupança INTERNA é atribuído a uma agressiva política comercial de estímulo às exportações e à substituição de importações.
Por que isso ocorre?
O aumento das exportações causa um aumento nas reservas internacionais, enquanto a substituição de importações faz com que não reduza essas reservas, pois está focando em produzir internamente e, consequentemente, reduz as importações.
Lembrando que Poupança externa é a poupança do resto do mundo.
Gabarito: Errado
Gab. E.
A afirmação do enunciado está incorreta.
A poupança externa é o excedente de poupança de outros países que é direcionado para investimentos em um país específico. A poupança externa é representada pela entrada de capital estrangeiro no país, que pode ocorrer de várias formas, como investimentos em ações, títulos ou empresas, empréstimos ou outros tipos de financiamento.
O estímulo às exportações e à substituição de importações pode contribuir para aumentar as receitas do país e melhorar a balança comercial, mas isso não necessariamente leva ao aumento da poupança externa. Na verdade, a poupança externa é determinada pelos fatores econômicos e políticos do país em questão e também pelos fatores externos, como as condições econômicas globais.
Assim, podemos concluir que a afirmação do enunciado está incorreta. O aumento da poupança externa não é necessariamente atribuído a uma política comercial agressiva de estímulo às exportações e substituição de importações, mas sim a uma série de fatores que podem influenciar a entrada de capital estrangeiro em um país.
Não vou trazer textão, vou só tentar explicar rapidamente.
Poupança externa é o dinheiro que fica com os outros países quando das relações conosco, correto?
Pois bem, se as exportações líquidas aumentam, isso significa que o dinheiro fica aqui e não lá fora com os outros países, então, o item não tem como estar correto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo