Julgue o item a seguir, relativos a conceitos básicos de con...
Julgue o item a seguir, relativos a conceitos básicos de contabilidade fiscal e sustentabilidade do endividamento público.
O lucro dos bancos públicos federais entra no resultado
fiscal do setor público.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Atenção! Essa questão cobra conceitos básicos relacionados a contabilidade fiscal. Nesse contexto, é importante conhecer os termos técnicos definidos pelo Tesouro Nacional em seu Manual de Estatísticas Fiscais:
“O conceito de setor público considerado para efeitos de mensuração do resultado fiscal é o setor público não-financeiro mais o Banco Central do Brasil (BCB). Este por sua vez é usualmente dividido em três grandes grupos:
• Governo Central – definido como a soma das contabilizações das administrações federais (aqui representadas pelo resultado do Tesouro Nacional), do BCB e do sistema público de previdência para o setor privado (INSS). O resultado do Tesouro Nacional também engloba o resultado da previdência dos servidores públicos federais.
• Governos regionais – são consideradas as contabilizações das administrações estaduais e municipais.
• Empresas estatais – são considerados os resultados de empresas estatais nos três níveis de governo"
Atenção! O conceito de setor público é muito importante na contabilidade fiscal, pois é utilizado para calcular diversos indicadores (ex: dívida e resultado). Nesse sentido, é fundamental saber que o único banco que entra no resultado fiscal do setor público, como exceção, é o Banco Central pois seu resultado é transferido automaticamente para o Tesouro, entre outros motivos.
Feita toda a revisão, já é possível identificar o ERRO da assertiva:
O lucro dos bancos públicos federais
O lucro dos bancos públicos federais não entra no resultado fiscal do setor público. O conceito de setor público para fins de estatísticas fiscais é setor público não financeiro + BACEN.
Gabarito do Professor: Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O conceito de setor público considerado para efeitos de mensuração do resultado fiscal é o setor público não-financeiro mais o Banco Central do Brasil (BCB).
Para fins de apuração do déficit utiliza-se o conceito de SETOR PÚBLICO NÃO FINANCEIRO.
Setor Público não Financeiro:
Administrações diretas e indiretas nas esferas federal, estaduais e municipais, o sistema público de previdência social e as empresas estatais não financeiras federais, estaduais e municipais, além da empresa Itaipu Binacional.
Incluem-se também no conceito de setor público não financeiro, os fundos públicos que não possuem característica de intermediários financeiros, isto é, aqueles cuja fonte de recursos é constituída de contribuições fiscais ou parafiscais.
O Banco Central do Brasil é incluído na apuração da dívida líquida pelo fato de transferir seu resultado automaticamente para o Tesouro Nacional, além de ser o agente arrecadador do imposto inflacionário.
QUESTÃO ERRADA: O lucro dos bancos públicos federais não consta do resultado fiscal do setor público.
Fonte: <https://cadernodeprova.com.br/resultado-fiscal/>, em 23/01/23.
ERRADO. A questão solicita sabermos distinção o setor público financeiro do não financeiro. O resultado do setor não-financeiro entra no resultado fiscal, enquanto o do setor financeiro não entra no resultado fiscal. Ora, o setor público não-financeiro é composto por todos os órgãos, autarquias e empresas estatais que não pertencem ao sistema financeiro, como Ministérios, Secretarias, empresas públicas, entre outros. Como o lucro dos bancos públicos federais entra no cálculo do setor FINANCEIRO, não entra no resultado fiscal, como disse o enunciado.
Grave-se um adendo: o Bacen. Embora seja responsável por regular o sistema financeiro e controlar a inflação, entra no cálculo do resultado fiscal, pois tem como objetivo cumprir missões de interesse público.
ERRADO,
O lucro dos bancos públicos federais é considerado receita financeira e não é considerado no resultado fiscal do setor público, a menos que haja transferência dos lucros para o Tesouro Nacional.
É importante destacar que a contabilidade fiscal e a contabilidade financeira são distintas e possuem finalidades diferentes.
A contabilidade fiscal tem como objetivo o controle da arrecadação e dos gastos públicos, enquanto a contabilidade financeira tem como objetivo o controle patrimonial e a análise de desempenho financeiro.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo