Deseja-se ajustar a planilha para que as escolas sejam orden...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1933478 Noções de Informática
A planilha a seguir (elaborada no Excel 2007, versão em português), apresentando um extrato de despesas de algumas escolas de uma prefeitura, é referência para a questão.



Deseja-se ajustar a planilha para que as escolas sejam ordenadas de acordo com a coluna “Total por escola” de modo que os valores mais altos apareçam mais acima e os menores valores fiquem mais abaixo. Considere que foi realizada a seleção correta das células e que todas as linhas serão exibidas. O recurso a ser utilizado é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Letra A - Classificar.

A questão pede para que ajustemos a planilha de modo que as escolas sejam ordenadas conforme o valor na coluna "Total por escola", do maior para o menor. Para realizar essa tarefa no Excel, devemos usar o recurso de Classificar, que permite organizar os dados em ordem crescente ou decrescente com base em uma ou mais colunas.

O processo de classificação é uma função essencial em planilhas eletrônicas, principalmente quando queremos analisar dados, comparar valores ou simplesmente organizar as informações para facilitar a visualização. No Excel 2007, esse recurso pode ser encontrado na guia "Dados", no grupo "Classificar e Filtrar". Ao selecionarmos essa opção, podemos definir os critérios de classificação, como a coluna de referência e a ordem (crescente ou decrescente).

As demais opções apresentadas como alternativas não atendem ao pedido:

  • Filtro é utilizado para exibir apenas um subconjunto de dados com base em critérios específicos.
  • Agrupar é usado para combinar linhas ou colunas semelhantes para criar um layout mais organizado.
  • Organizar tudo não é um recurso padrão do Excel e pode levar a confusão.
  • Maior é uma função que permite identificar o maior valor dentro de um conjunto de dados, mas não ordena toda a planilha.

Um erro comum ao ordenar dados é não selecionar todas as células relacionadas antes de aplicar a classificação, o que pode resultar em células sendo movidas de forma que não correspondam mais às linhas originais. Para evitar isso, deveríamos sempre garantir que todas as células que queremos classificar juntas estejam selecionadas.

A alternativa correta é a letra A, que se refere ao recurso de Classificar, pois é o método adequado para organizar as escolas de acordo com o "Total por escola" de forma que os maiores valores apareçam acima e os menores abaixo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra A.

GUIA -----------------> Dados.

GRUPO -------------> Classificar e filtrar. Nessa opção, tem-se a classificação do MAIOR PARA O MENOR e do MENOR PARA O MAIOR.

Bons estudos!!!! ❤️✍

A

Classificar

GAB-A

Classificar.

UAI, UAI....

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo