“Os grupos de escravos egressos da Costa da Mina, sob difere...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q186798 História
“Os grupos de escravos egressos da Costa da Mina, sob diferentes identidades (Nagô, Hauçá, Jeje, Tapa), promoveram o maior ciclo de revoltas escravas africanas de que se tem notícia na história do Brasil. O caráter de resistência sistêmica à escravidão só teve equivalente, antes, na Guerra dos Palmares e, depois, no movimento abolicionista da década de 1880.
Com efeito, entre 1807 e 1835, a Bahia viveu um período de rebeliões contínuas dos escravos africanos, cujo ápice foi a Revolta dos Malês.”

REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil, a História do Levante dos Malês em 1835. Cia. das Letras.

Completando 175 anos em 2010, a Revolta dos Malês, na Bahia, embora não tenha conseguido modificar a ordem escravista brasileira, teve um aspecto bastante representativo, uma vez que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito Comentado:

A alternativa correta é a letra A, que menciona que a Revolta dos Malês foi o levante de escravos urbanos, na sua grande maioria de religião muçulmana, mais sério ocorrido no Brasil. Este levante ocorreu na Bahia e é considerado um dos mais significativos movimentos de resistência dos escravos africanos no país.

É importante destacar que a Revolta dos Malês representou uma resistência organizada que evidenciou a insatisfação e a luta dos escravos contra o sistema opressor da escravidão. Embora não tenha tido êxito em mudar a estrutura escravocrata vigente, a revolta é um marco histórico de luta pela liberdade e justiça.

O contexto histórico em que a revolta se insere revela a capacidade de organização e a coragem dos escravos africanos em lutar pelos seus direitos e pela sua liberdade. Os malês, como eram conhecidos os escravos de religião muçulmana, lideraram um dos episódios mais notáveis de resistência à opressão e buscaram, por meio da revolta, desafiar a ordem escravista estabelecida.

Dessa forma, a Revolta dos Malês se destaca na história do Brasil não apenas pela sua intensidade, mas também pelo seu significado simbólico como um ato de resistência e afirmação da dignidade humana frente a um sistema desumano e injusto.

As demais alternativas não retratam corretamente os eventos e consequências da Revolta dos Malês:

  • B - Não é mencionada a longa duração do evento como um objetivo claro e definido.
  • C - Não houve uma tomada de poder em Salvador por parte dos escravos.
  • D - A Lei Eusébio de Queirós foi um resultado de pressões internacionais, e não diretamente da Revolta dos Malês.
  • E - Não há evidências de que a Revolta dos Malês tenha acelerado a introdução de imigrantes como substitutos da mão de obra escrava.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Revolta dos Malês foi uma mobilização de escravos de origem muçulmana, na cidade de Salvador, em 1835. Os escravos africanos das etnias hauçá, igbomina e Picapó, de religião islâmica, organizaram-se em torno de propostas radicais para libertação dos demais escravos africanos que fossem muçulmanos. “Malê” é o termo que se utilizava para referir-se aos escravos muçulmanos.

GAB; A PMBA 2019

a) foi o levante de escravos urbanos, na sua grande maioria de religião muçulmana, mais sério ocorrido no Brasil. -> Correto.

b) foi um levante de escravos com objetivos claros e definidos, o que justifica a sua longa duração. -> Durou apenas um dia.

c) foi, por meio dessa Revolta, que, pela primeira vez, um grupo de escravos ocupou, ainda que por curto período, o poder em Salvador. -> Não ocuparam o poder.

d) precipitou a assinatura da Lei Eusébio de Queirós, que extinguiu o tráfico negreiro. -> A assinatura da Lei Eusébio ocorreu em 1850, 15 anos após essa revolta, e esses acontecimentos não tem relação. A Lei Eusébio de Queiroz tem relação com a pressão inglesa sobre o Brasil para que este país abolisse a escravidão, para assim o Brasil se tornar um país consumidor de seus produtos.

e) acelerou a introdução de imigrantes para substituir a mão de obra escrava negra. -> Nada a ver.

PMBA 2022

Engraçado que em uma de suas aulas, um certo professor do Lac Concursos disse que ficaram sim no poder, mesmo que por pouco tempo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo