Infere-se do texto, pelo emprego das aspas no primeiro parág...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q243735 Português
Infere-se do texto, pelo emprego das aspas no primeiro parágrafo, entre outros aspectos, que a autora não comunga da visão dos autores referidos no início do primeiro parágrafo do texto quanto à relação entre o Brasil e a ciência.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Desde o século XIX, os autores que analisaram as ciências no Brasil avaliaram o país como “atrasado” em relação aos grandes centros.Não era atrasado e sim diferente dos grandes centros.

 
Nas linhas 2 - 4  "... os autores analisaram  o país como "atrasado" em relação aos grandes centros..." podemos perceber que os autores referidos consideram os país atrasado. E nas linhas 11 e 12 "a produção cientifica seria considerada de boa qualidade se conseguisse ..." que a autora faz uma critica aos autores mencionados.

comunga significa pertencer a um grupo que tem as mesmas idéias. (fonte:http://www.dicionarioinformal.com.br/comungar/)


Com isso podemos perceber que a autora não faz parte do mesmo grupo de ideias dos autores mencionados, portanto, alternativa correta.

Acho que a posição da autora está indicada no trecho: "os historiadores têm mostrado que não se pode falar em uma periferia colonial passiva, modelada por um centro de de atividade científica dinâmica". (ls. 23-25)
As aspas - sinal gráfico [" "] - servem para isolar palavras, trecho de frases, frases e expressões; ou indicar a reprodução literal de uma oração, de um período e, até mesmo, de um texto:  O professor considerou "incorreta" a resposta do aluno.

Para realçar termos, expressões, conceitos e definições que se deseja pôr em evidência. O uso das aspas nesse caso é uma decisão pessoal do escritor: Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de menino diabo.(Machado de Assis):
O ministério autorizou o "realinhamentodos preços.

Entendo que, no caso em comento, a autora realçou a palavra atrasado com o intuito de mostrar que este entendimento está ultrapassado, pois no segundo parágrafo ela argumenta que os novos historiadores não fazem uma comparação entre dois países. Ela alega que a "ciêcia foi e é fruto de escolhas políticas, sociais e econômicas.." (linhas 21 a 22). Dessa forma, observa-se que ela não coaduna com a ideia dos autores (historiadores) citados no primeiro parágrafo, porque esses trazem uma ideia dicotomizada.  
Para mim esse texto é uma dissertação expositiva e não argumentativa...
alguém poderia mostrar onde ela opinou, para afirmar que ela não concorda com os historiadores do primeiro parágrafo?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo