Quando da utilização da iluminação natural, as aberturas ze...
Assinale a alternativa que exemplifica uma abertura zenital.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão sobre iluminação natural e aberturas zenitais, é fundamental entender os conceitos de iluminação zenital e tipos de aberturas usados em arquitetura. A iluminação zenital refere-se à luz natural que entra em um edifício pelo teto, proporcionando uma distribuição mais uniforme da luz em comparação com aberturas nas paredes.
Alternativa correta: C - domo
O domo é um exemplo clássico de abertura zenital. Ele é uma estrutura geralmente em formato de cúpula que permite a entrada de luz natural através do teto. Por ser colocado na parte superior da construção, o domo assegura uma distribuição homogênea da luz no ambiente interno.
Análise das alternativas incorretas:
A - brise: Um brise é um elemento arquitetônico usado para controlar a incidência de luz solar direta nas fachadas dos edifícios, reduzindo o aquecimento interno. Não se trata de uma abertura zenital.
B - toldo: Toldos são coberturas externas que protegem contra a luz solar e a chuva, normalmente instalados sobre janelas e portas. Eles não são aberturas zenitais, pois não estão localizados no teto.
D - pérgula: Uma pérgula é uma estrutura externa com vigas abertas, utilizada para proporcionar sombra parcial em jardins e terraços. Não tem função de abertura zenital.
E - marquise: Marquises são estruturas que se projetam para proteger entradas de edifícios da chuva. Elas também não são aberturas zenitais, pois estão localizadas acima de portas ou janelas, mas na horizontal e não no teto.
Ao entender essas definições, é mais fácil identificar a abertura zenital corretamente.
Dica: Ao resolver questões sobre conforto ambiental e iluminação, procure sempre associar os termos aos conceitos arquitetônicos relevantes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
https://www.archdaily.com.br/br/895833/5-sistemas-para-incorporar-a-iluminacao-zenital-em-seus-projetos
Uma das formas de se aproveitar a iluminação natural é fazendo uso de vãos na COBERTURA, o que chamamos de iluminação zenital.
Esse tipo de iluminação é ideal para a distribuição de iluminação de ambientes de grandes dimensões e com pé-direito duplo e pode ser um aliado na estética do ambiente.
A iluminação zenital compreende vãos com fechamentos em material translúcido criados na cobertura para gerar entrada de luz através dele.
Pode ser do tipo: Shed, Lanternim, Clarabóia, Átrio, Domos.
Uma cúpula ou domo é uma abóbada hemisférica ou esferoide. Se a base é obtida paralelamente ao menor diâmetro da elipse, resulta-se em uma cúpula alta, dando a sensação de um alcance maior da estrutura. Se a seção é feita pelo maior diâmetro o resultado é uma cúpula baixa.
LETRA C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo