Paganuzzi e colaboradores publicaram um estudo em 2024 no qu...
Paganuzzi e colaboradores publicaram um estudo em 2024 no qual avaliaram a relação entre a intensidade da epidemia por Covid-19 e o excesso de mortalidade, avaliando a heterogeneidade desta relação nos 91 distritos da região da Lombardia após ajuste para fatores de confusão relevantes. A intensidade epidêmica foi quantificada pelas internações por Covid-19 por 1.000 habitantes e cinco fatores de confusão foram identificados por meio de um gráfico acíclico direcionado: distribuição etária, densidade populacional, produto interno bruto per capita, política de restrições e mobilidade populacional. Trata-se de um estudo do tipo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Estudo do tipo Demográfico (ecológico)
Estudo focado em grupos de pessoas, onde a sua unidade de estudo é uma área geográfica – há a correlação com o tempo. Através de variáveis ambientais (características físicas do ambiente) e globais (características do grupo) verifica se hipóteses existentes são viáveis ou se existem novas hipóteses a serem consideradas. Um dos seus principais objetivos é avaliar a eficácia de intervenções e a ocorrência do agente.
O estudo ecológico é um tipo de estudo epidemiológico que compara a frequência de doenças ou outros efeitos entre grupos de pessoas ou populações inteiras.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo