Lajes são elementos planos, em geral horizontais, que têm c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1655786 Arquitetura
Lajes são elementos planos, em geral horizontais, que têm como principal função receber os carregamentos atuantes no andar, provenientes do uso da construção e transferi-los para os apoios.
Considere a figura:
Imagem associada para resolução da questão


Trata-se da representação de uma laje:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

cadê a imagem?

Radier

É um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção, recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Geralmente, o radier é escolhido para fundação de obras de pequeno porte. 

Laje Maciça

São lajes compostas por placas maciças de concreto. Podem ser de compostas de concreto armado ou protendido.  Possuem elevado peso próprio (não possuem material de enchimento) e não conseguem vencer grandes vãos (recomenda-se entre 3,5 e 5m). As placas maciças possuem armaduras longitudinais de flexão (em poucos casos levam armadura transversal). A laje maciça é normalizada pela NBR 6118:2003.

Lajes cogumelo - como representado no desenho. Letra C

As lajes cogumelos são lajes contínuas apoiadas diretamente em pilares. A laje cogumelo pode ser uma laje lisa que é diretamente apoiada no pilar ou pode ser apoiada em capitéis (projeto de revisão NBR 6118:2000). Essas lajes podem ser maciças (com concreto armado ou protendido) ou nervuradas (com diferentes materiais inertes). Capitel é considerado um “alargamento da extremidade do pilar” ou, em melhores palavras, é uma projeção da laje ao redor dos pilares, que no contato laje-pilar ameniza o efeito de punção (efeito de punção é a tendência do pilar furar a laje).

Laje Pré-Fabricada

Este modelo é composto por vigotas de concreto, destinadas a resistir os esforços de tração na laje, e o enchimento, que pode ser de lajota cerâmica ou isopor. Para consolidar essa estrutura é executada uma camada de concreto por cima dela. Tal sistema não possui resistência elevada, sendo aplicado principalmente no ambiente residencial, que requer menores vãos e solicitações sobre a laje.

Laje nervurada

Este modelo gera estruturas com grandes vãos, reduzindo o consumo dos materiais. Percebeu-se que certas regiões não precisavam ser preenchidas por concreto, dando origem ao uso das cubetas. As cubetas são fôrmas de plástico, que delimitam a região inferior da laje, com seu interior menos espesso que as bordas. O resultado disso é uma malha de vigas e uma laje mais fina entre elas.

a nervurada e cogumelo sao muito parecidas, como diferenciar? eu respondi nervurada que tambem é conhecida por cubetas, certo?

Ao meu ver a banca errou ao não deixar explícito na alternativa C que a laje cogumelo é nervurada, pois as lajes cogumelos podem ser lisas ou nervuradas. E o que diferencia as lajes nervurada e cogumelo é justamente a presença do capitel. A alternativa E também não seria a resposta, pois trata-se de uma laje de sentido bidirecional.

Pessoal, isso é uma combinação de laje cogumelo (ausência de vigas) com uma laje nervurada bidirecional.

As lajes nervuradas desse tipo podem ser compostas de vigas e panos de lajes, podem, outrossim, serem cogumelo com capitel imbutido, como no exemplo da questão

A ideia do capitel, sempre presente nas lajes cogumelos, é evitar a punção do pilar na laje. Os capitéis podem se sobresair do fundo da laje ou ser na espessura da laje (imbutidos).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo