Medir volumes de líquidos em materiais volumétricos como pip...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1024351 Mecânica
Medir volumes de líquidos em materiais volumétricos como pipetas e buretas significa comparar a superfície do líquido (menisco) com a escala do recipiente utilizado. Sendo o líquido transparente, e a tensão superficial na interface ar e líquido a formar uma linha côncava, a parte do menisco que deverá coincidir com a linha de aferição será a:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Quando se trata de um líquido transparente com tensão superficial formando um menisco côncavo, a parte do menisco que deve coincidir com a linha de aferição em um instrumento de medição (como um tubo graduado ou uma proveta) é a parte mais baixa do menisco.

A linha de aferição é geralmente lida na parte inferior do menisco. Isso acontece porque a tensão superficial faz com que o líquido suba um pouco nas bordas, criando uma curvatura côncava. A leitura é feita considerando a parte inferior dessa curva, pois é ali que o nível do líquido é mais preciso.

Essa técnica é comumente usada em laboratórios ou em instrumentos de medição onde a leitura é feita considerando o ponto mais baixo do menisco para garantir maior precisão na medida.

Os meniscos côncavos têm formato de U, logo é o nível inferior, já o convexo é o contrário

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo