Assinale a alternativa que NÃO é uma característica da boa ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Diante disso, vamos a uma breve explicação.
Conforme Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBCG, Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
Os princípios básicos de governança corporativa permeiam, em maior ou menor grau, as melhores práticas de governança e resultam em melhorias e um clima de confiança. Sendo esses princípios: Transparência, Equidade, Accountability e Responsabilidade corporativa.
Diante dessa análise, evidencia-se que o único item que não está relacionado aos princípios básicos é governança é “segregação de função", o qual é contrário ao princípio de equidade e responsabilidade. Ademais, orientação por consenso está relacionada aos relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. Por fim, a segregação de funções é um procedimento de controle interno dos mais eficazes para a prevenção da ocorrência de fraudes nas empresas.
Gabarito do Professor: Letra “D".
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alguém explica
As principais características da boa governança são estado de direito, transparência, responsabilidade, orientação por consenso, igualdade e inclusão, efetividade e eficiência e prestação de contas.
Na liciação (processo de contratação da administração pública), SEGREGAÇÃO DE FUNÇÃO é princípio orientador. Aqui, pelo visto, é negativo.
Na licitação, segregação de função significa evitar que muitas funções fiquem na mão da mesma pessoa.
Na administração pública, parece ser forma de excluir alguém por exerce uma atividade (supostamente) menos importante
A partir da ótica do Banco Mundial (BM), o referencial básico de governança pública do TCU estabelece que a boa governança tenha como princípios: legitimidade, equidade, responsabilidade, eficiência, probidade, transparência e accountability (Brasil, 2014).
Achei meio contraditório: uma hora o gabarito comentado diz que segregação de função é totalmente contrário ao princípio da equidade e responsabilidade, e na outra afirmam que é uma coisa positiva: procedimento de controle interno dos mais eficazes para prevenção da ocorrência de fraudes nas empresas. Precisam decidir se para boa governança a segregação de funções (não concentrar todas as funções nas mãos de um único funcionário) é algo ruim ou bom.
Para quem estuda Licitação, sabe que "Segregação de funções" é algo positivo.
Ademais, mais uma vez, os princípios básicos de governança corporativa atualizados (segundo a 6ªa edição, 2023, do Código das melhores práticas da governança corporativa do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) são: Integridade, Equidade, Responsabilização (Accountability), Transparência e Sustentabilidade.
Agora, não sei dizer se quando o concurso foi realizado, o Código das Melhores Práticas da Governança Corporativa do IBGC mais atualizado era o da 5ª edição de 2015 que dizia que os princípios da boa governança corporativa eram: Equidade (fairness), Transparência, Prestação de Contas (Accountability) e Responsabilidade corporativa (também chamado de responsabilidade empresarial ou apenas de princípio da responsabilidade).
Porém, para os dias de hoje, o gabarito comentado está desatualizado. Solicito que atualizem
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo