Acerca da documentação da auditoria, é correto afirmar:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre documentação de auditoria e identificar a alternativa correta. O tema central aborda a função e características da documentação em auditorias. Para resolver essa questão, é necessário entender o papel da documentação no processo de auditoria, que envolve registrar informações, conclusões e julgamentos profissionais.
A alternativa correta é a E.
Justificativa para a alternativa E: A documentação de auditoria serve para registrar os assuntos coletados durante o processo de auditoria, as conclusões alcançadas e os julgamentos profissionais exercidos para chegar a essas conclusões. Essa função é essencial, pois garante que todos os passos do auditor sejam registrados de forma clara e precisa, permitindo uma revisão futura e assegurando a qualidade e conformidade do trabalho.
Análise das alternativas incorretas:
A - Substitui os registros contábeis da entidade. Esta afirmação é incorreta. A documentação de auditoria não substitui os registros contábeis da entidade, mas complementa e fornece evidências para as conclusões do auditor.
B - São exemplo as correspondências coletadas no órgão auditado. Embora correspondências possam ser parte dos documentos revisados, a documentação de auditoria vai além disso, englobando todos os documentos que suportam as conclusões do auditor.
C - O sócio encarregado do trabalho não precisa, mas pode revisar toda a documentação de auditoria. Esta afirmação é incorreta. Na prática, é fundamental que o sócio encarregado revise a documentação crítica para assegurar a qualidade do trabalho.
D - Recomenda-se que o auditor documente todos os assuntos considerados ou todos os julgamentos profissionais exercidos na auditoria. Esta afirmação é incorreta. O auditor deve documentar assuntos relevantes e julgamentos significativos que impactem suas conclusões, mas não é necessário que documente absolutamente tudo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NBC TA 230
Documentação de conformidade com as normas de auditoria
LETRA A) A3: A documentação de auditoria, porém, não substitui os registros contábeis da entidade.
LETRA D e E) A7: A documentação de auditoria fornece evidências de que a auditoria está em conformidade com as normas de auditoria. Contudo, não é necessário nem praticável para o auditor documentar todos os assuntos considerados ou todos os julgamentos profissionais exercidos na auditoria.
Acho que o erro da E seria "assuntos coletados", o certo seria evidências coletadas.
Letra C - Correta
NBC TA 220 item A19. Revisões tempestivas dos itens abaixo pelo sócio encarregado do trabalho nas devidas etapas durante o trabalho permitem que assuntos significativos sejam prontamente resolvidos para a satisfação do sócio encarregado do trabalho na data ou antes da data do relatório:
· áreas críticas de julgamento, especialmente aquelas relacionadas com assuntos complexos ou controversos identificados no curso do trabalho;
· riscos significativos; e
· outras áreas que o sócio encarregado do trabalho considera importante.
O sócio encarregado do trabalho não precisa, mas pode revisar toda a documentação de auditoria. Entretanto, conforme requerido pela NBC TA 230, item 9(c), o sócio encarregado do trabalho deve documentar a extensão e a época das suas revisões.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo