Philippe Ariès (2006) afirma que a descoberta da infância c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: IFAL Prova: COPEVE-UFAL - 2019 - IFAL - Psicólogo |
Q1052452 Psicologia

Philippe Ariès (2006) afirma que a descoberta da infância começou no século XIII. Mas, os sinais de seu desenvolvimento tornaram-se numerosos e significativos a partir do fim do século XVI e durante o século XVII.

Assinale a alternativa correta frente às mudanças que ocorreram na história da infância.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - Os retratos de crianças sozinhas se tornaram numerosos e os de famílias tenderam a se organizar em torno da criança

A questão aborda a história da infância e as mudanças na percepção e tratamento das crianças ao longo dos séculos. Philippe Ariès, um historiador francês, foi pioneiro no estudo da infância e demonstrou como essa fase da vida foi percebida de formas distintas ao longo da história.

Explicação da Alternativa Correta:

A alternativa B está correta ao afirmar que, a partir do fim do século XVI e durante o século XVII, os retratos de crianças se tornaram mais comuns, e as representações de famílias passaram a se organizar em torno da criança. Esse fenômeno reflete o surgimento de um novo entendimento da infância, onde a criança começou a ser vista como um ser com características e necessidades próprias, distintas das dos adultos. Essa mudança é um indicador de um aumento da valorização da infância dentro da sociedade.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A criança passou a ser vestida como adulto: Esta alternativa está incorreta porque descreve uma prática anterior ao período mencionado. Durante a Idade Média, as crianças realmente eram vestidas como pequenos adultos. No entanto, a partir do século XVI, começou a haver um reconhecimento das necessidades e características específicas das crianças, o que incluía vestimentas apropriadas para a idade.

C - Houve um aumento da mortalidade infantil: Esta alternativa está incorreta porque não reflete as mudanças sociais e culturais na percepção da infância discutidas por Ariès. A mortalidade infantil é um indicador demográfico, mas a questão se refere às mudanças na forma como a infância era percebida e representada.

D - As crianças passaram a ser caracterizadas como homens reduzidos: Esta alternativa está incorreta porque descreve uma visão anterior à mudança mencionada na questão. Antes do século XVI, as crianças eram vistas e retratadas como "pequenos adultos", mas com o desenvolvimento do conceito moderno de infância, essa visão começou a mudar.

E - Surgimento do sentimento de indiferença às crianças: Esta alternativa está incorreta porque contradiz a ideia central da mudança mencionada. Ariès argumenta justamente o contrário: que houve uma crescente valorização e cuidado com a infância, afastando-se de uma atitude de indiferença.

Espero que essa explicação ajude a entender melhor as transformações na percepção da infância ao longo da história e a importância dos estudos de Philippe Ariès nesse campo. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais esclarecimentos, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Comentários, plz!

Comentários, plz!

Comentários, plz!

Comentários, plz!

O Ariés fez os estudos dele por meio de retratos antigos, por isso que era essa a resposta correta. Nas análises que ele constrói isso fica explicitado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo