O ciclo vital compreende o período da fecundação até a velhi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1024527 Psicologia
O ciclo vital compreende o período da fecundação até a velhice, seguindo um desenvolvimento contínuo que termina com a morte do indivíduo. Esse ciclo está presente em todos os seres vivos.
De acordo com Piaget, quais são os estágios ou períodos de desenvolvimento do ser humano?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - Período sensório-motor, Período pré-operacional, Período operacional-concreto, Período operações-formais.

A questão aborda os estágios de desenvolvimento segundo Jean Piaget, um dos principais teóricos da Psicologia do Desenvolvimento. Piaget descreveu o desenvolvimento cognitivo humano em quatro estágios distintos. Vamos entender cada um deles e por que a alternativa D é a correta.

Período Sensório-Motor: Este é o primeiro estágio que vai do nascimento até cerca de 2 anos de idade. Durante esse período, os bebês começam a entender o mundo através de suas percepções sensoriais e interações motoras. Eles desenvolvem habilidades como a coordenação olho-mão, a permanência do objeto e o início do uso de símbolos.

Período Pré-Operacional: Este estágio ocorre aproximadamente entre 2 e 7 anos. Nesta fase, as crianças começam a usar a linguagem para explorar o mundo. No entanto, ainda não conseguem realizar operações lógicas concretas. O pensamento é egocêntrico, e a criança tem dificuldades para ver as coisas do ponto de vista dos outros.

Período Operacional-Concreto: Entre 7 e 11 anos, as crianças entram neste estágio e começam a pensar logicamente sobre eventos concretos. Elas conseguem entender conceitos de conservação e classificar objetos em várias dimensões.

Período Operações-Formais: A partir dos 12 anos e indo até a idade adulta, os indivíduos entram no estágio das operações formais, em que são capazes de pensar abstratamente, formular hipóteses e considerar possibilidades teóricas.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: As fases mencionadas não correspondem a nenhuma teoria de desenvolvimento reconhecida. Não estão associadas a Piaget nem a outros teóricos conhecidos.

Alternativa B: Refere-se aos estágios psicossociais de Erik Erikson, que lidam com o desenvolvimento da personalidade e as crises comuns nas diferentes idades, mas não com o desenvolvimento cognitivo, que é o foco de Piaget.

Alternativa C: Esses estágios pertencem à teoria do desenvolvimento psicosexual de Sigmund Freud, que enfoca o desenvolvimento da personalidade baseado em diferentes zonas erógenas ao longo da infância, não o desenvolvimento cognitivo.

Como vimos, para entender a questão e escolher a alternativa correta, era necessário reconhecer que os estágios de desenvolvimento cognitivo de Piaget descrevem a evolução do raciocínio humano desde o nascimento até a idade adulta. Espero que a explicação tenha esclarecido as dúvidas sobre o tema!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento (Furtado, op.cit.).

São eles:

·         1º período: Sensório-motor             (0 a 2 anos)

·         2º período: Pré-operatório               (2 a 7 anos)

·         3º período: Operações concretas    (7 a 11 ou 12 anos)

·         4º período: Operações formais        (11 ou 12 anos em diante)

Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia (Coll e Gillièron, 1987). De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas 4 fases na mesma seqüência, porém o início e o término de cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Por isso mesmo é que "a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida", conforme lembra Furtado (op.cit.). 

COLL,C.; GILLIÈRON. C. Jean Piaget: o desenvolvimento da inteligência e a construção do pensamento racional. In, LEITE, L.B. (org) Piaget e a Escola de Genebra. São Paulo: Cortez, 1987. p. 15-49

FURTADO, O.; BOCK, A.M.B; TEIXEIRA, M.L.T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psiclogia. 13.ed. São Paulo: Saraiva, 1999

Gabarito: Letra D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo