A respeito da intervenção em psicoterapia, julgue o item seg...
A respeito da intervenção em psicoterapia, julgue o item seguinte.
Na concepção sistêmica, os problemas e os transtornos psíquicos
são resultados de distúrbios na comunicação do sistema
psicossocial do qual a pessoa faz parte. Aqui, o interesse é em
torno da relação entre a pessoa e seu contexto, dentro da noção de
que os traços de personalidade têm menor expressão nos
transtornos do que o sistema relacional. O paciente é um sintoma
dessa comunicação ruidosa do sistema ou o portador desse
sintoma. O esforço do terapeuta deve centrar-se sobre o paciente
designado, o qual será o primeiro foco a ser trabalhado ou
mudado.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - errado.
A questão aborda a concepção sistêmica em psicoterapia. Este modelo entende que os problemas e transtornos psíquicos são resultado de distúrbios na comunicação dentro do sistema psicossocial do qual a pessoa faz parte. É importante destacar que a abordagem sistêmica foca na relação entre a pessoa e seu contexto, considerando que os traços de personalidade têm menor expressão nos transtornos do que o sistema relacional.
Na abordagem sistêmica, o paciente é visto como um sintoma da comunicação ruidosa do sistema ou como o portador desse sintoma. Portanto, a intervenção do terapeuta se concentra em compreender e modificar as interações e a comunicação dentro do sistema.
A parte final do enunciado afirma que o esforço do terapeuta deve centrar-se exclusivamente sobre o paciente designado, que será o primeiro foco a ser trabalhado ou mudado. Esta afirmação está incorreta dentro da abordagem sistêmica, pois a intervenção deve focar no sistema como um todo, não apenas no indivíduo. A mudança desejada deve ocorrer nas interações entre todos os membros do sistema e não isoladamente no paciente.
Recapitulando, a concepção sistêmica busca promover mudanças nas relações e na comunicação dentro do sistema familiar ou grupal, e o terapeuta atua sobre essas interações e não apenas sobre o paciente designado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na perspectiva da terapia familiar sistêmica, cabe ao terapeuta observar as relações ENTRE os membros da família e como cada um se relaciona com os subsistemas existentes. A família não deve ser compreendida a partir das atitudes de seus diferentes membros, mas sim de como eles se relacionam entre si. O todo é diferente da soma das partes.
"O “paciente identificado”, nos pressupostos da teoria sistêmica, é representante da estrutura, dos relacionamentos, da cultura, dos valores, dos legados, dos mitos e das lealdades que engendram ou englobam o sistema familiar. Assim sendo, é designado como porta voz do sintoma da família, ao mesmo tempo em que influencia e é influenciado pelas relações que se estabelecem nesse contexto.
Conforme o pensamento sistêmico, o comportamento do indivíduo é resultado de suas interações, à medida que pode reproduzir o que assimila do contexto onde vive. Diante disso, para que possa ser modificado um comportamento tido como indesejado, há a necessidade de se conhecer a dinâmica relacional da família, que eventualmente promove ou sustenta essa manifestação. A concepção de família como um todo interdependente, em que qualquer parte do sistema se relaciona às demais, diz respeito à noção de globalidade. Por conseguinte, os membros da família exercem influência recíproca uns sobre os outros, ao mesmo tempo em que também influenciam e são influenciados pelos contextos onde estão inseridos."
UM OLHAR SISTÊMICO SOBRE O “PACIENTE IDENTIFICADO”: REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA - Elisabeth Maria Bortolotto Rizzo, Beatriz Schmidt, 2015.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo